“Moqueca Capixaba”, Deliciosa! Aprenda a fazer!

Ingredientes – Caldo de Peixe

  • 1 fio de óleo
  • 300g de cebola cortada grosseiramente
  • 300g de cenoura picada
  • 100g de alho poró picado
  • 100g de aipo picado
  • cabeça e rabo de 1 peixe
  • 1.5 litro de água

Modo de Preparo – Óleo de Urucum

  1. Numa panela, aqueça 180 ml de óleo com 50 g de urucum em fogo alto até ferver. Depois que ferver, abaixe o fogo e deixe aquecendo por mais 15 minutos. Apague o fogo, peneire e reserve.

Modo de Preparo – Pasta de Alho

  1. Num pilão, coloque 10 dentes de alho, 2 pimentas malaguetas sem sementes, sal e pimenta-do-reino moída a gosto e soque até obter uma pasta. Reserve.

Modo de Preparo – Moqueca Capixaba

  1. Coloque numa assadeira 1,25 kg de peixe firme em postas e tempere com metade da pasta de alho. Acrescente sal e pimenta-do-reino moída a gosto e o suco de 1/2 limão. Reserve por 1 hora.
  2. Aqueça uma panela de barro, coloque 1 fio de óleo e refogue rapidamente metade da pasta de alho e metade das cebolas pequenas picadas. Adicione metade dos tomates médios picados, metade do maço de coentro picado e misture bem. Arrume as postas de peixe de forma que não fiquem uma sobre a outra. Distribua o restante dos tomates e das cebolas picadas, sal a gosto e regue 5 colheres (sopa) de óleo de urucum. Tampe a panela e deixe cozinhar por 25 minutos em fogo alto.
  3. Apague o fogo e reserve 1/2 xícara (chá) do caldo da moqueca para fazer o pirão. Tempere a moqueca com o suco de 1 limão, o restante do coentro picado e sirva em seguida com pirão e arroz branco.
  4. Dica: durante o preparo da moqueca, não mexa com uma colher para não quebrar as postas de peixe. Balance a panela na metade do cozimento para evitar que o peixe agarre no fundo.

Clique na seta abaixo, após a publicidade, para continuar lendo a matéria.

PRÓXIMA PÁGINA
2 / 3