Mundo

Saiba porque Gisele Bundchen recomenda fazer xixi no chuveiro; O motivo impressiona e médicos concordam

Urinar sob nossos pés durante o banho pode parecer nojento para muitas pessoas, mas acredite isso é ótimo para a nossa saúde e para a saúde do nosso planeta.

A top model Gisele Bündchen falou em seu site oficial que ama fazer xixi enquanto toma banho, e recomendou que todos, principalmente as mulheres fizessem o mesmo. Isso causou polemica, porém, médicos e ambientalistas concordaram com a publicação da modelo. Fazer xixi no banheiro sobre nossas pernas durante o banho pode parecer nojento para muita gente, mas acredite: é muito recomendável para a nossa saúde e a do planeta.

PUBLICIDADE

A urina humana constitui-se principalmente de água e ureia, sendo que este possui muitos usos diferentes e comerciais. A urina também contém pequenas quantidades de milhares de outros componentes, hormônio, metabólicos incluindo corticosteroides. E Gisele tem razão. Ao fazer xixi durante o banho diário, cada pessoa vai economizar pelo menos uma descarga por dia; são mais de 10 litros por descarga segundo o site dela. Nas chamadas descargas econômicas, o reservatório acoplado ao vaso tem capacidade para seis litros de água.

Veja agora alguns dos motivos para urinar durante o banho:

1. Ajuda a tratar a pele – se tiver um problema de pele nos pés ou pernas, sua urina pode resolver. A ureia, presente na urina, é um ingrediente ativo de muitos cremes e óleo de cuidados dermatológicos. Ela equilibra o pH da pele e combate a sensibilidade e a secura.Dica: para evitar o mau cheiro e sujeira no boxe, procure urinar o mais próximo possível do ralo.

PUBLICIDADE

2. Cicatriza e desinfeta ferida – sabe aquela feriada que você tem na perna ou nos pés? Sua urina pode evitar a infecção quando entra em contato com a área afetada. Além de limpar o ferimento, alivia a dor e relaxa os tecidos.Porém, se for uma lesão grave, procure um médico.

3. Eficaz contra fungos – para quem não sabe a urina tem propriedades antifúngicas. E já que muita gente tem fungos e bactérias nos pés, esta é uma forma de tratar o problema.

4. Economiza água – a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos declarou que fazer Urinar no chuveiro ajuda a economizar pelo menos 29% de água.

A urina humana é uma mistura líquida produzida pelos rins através da filtração dos resíduos e água em excesso do sangue. O resíduo principal é a ureia, um composto orgânico nitrogenado produzido primariamente no fígado. Dos rins, a urina viaja por dois finos tubos chamados uretras até a bexiga. A bexiga armazena a urina até você estar pronto para urinar, inchando em um formato arrendondado quando a mesma está cheia. Se o seu sistema urinário é saudável, sua bexiga pode segurar até 400 ml de urina confortavelmente por cerca de 2 a 5 horas. Em média, cerca de 1,4 litros de urina são produzidos por uma pessoa diariamente, podendo variar entre 0,6 e 2,6 litros dependendo da ingestão diária de água e sua eliminação por outras vias, como o suor.

PUBLICIDADE