Nesta sexta-feira, dia 14 de outubro, ocorreu uma explosão na região da Turquia, em Bartin, o que deixou ao menos vinte e cinco pessoas sem vida, além de dezenas terem permanecido presas sob a terra. O caso aconteceu após uma mina de carvão ter explodido.
No momento da explosão, ao menos 110 pessoas estavam trabalhando nas minas, e além disso, quase metade delas estava a mais de trezentos metros de profundidade.
O Ministro da Saúde, da Turquia, Fahrettin Koca, comentou que ao menos onze pessoas foram resgatadas e estão realizando algum tratamento médico. Equipes também foram acionadas para cavar o terreno rochoso e conseguir salvar mais pessoas.
Ainda foi dito que muitos dos sobreviventes acabaram sofrendo com ferimentos extremamente graves. Veja a seguir os vídeos que foram gravados no local com as vítmas saíndo do acidente.
Vídeos que foram gravados no local mostram os trabalhadores saindo das minas com o corpo coberto de preto, devido ao carvão e com os olhos turvos. Ainda existem diversos parentes e amigos que estão aguardando por maiores informações, pois tinham alguém querido que estava no local, quando ocorreu a explosão.
A mina pertence a uma empresa Estatal. Além disso, acredita-se que a explosão tenha ocorrido a cerca de trezentos metros de profundidade. Foi dito que ao menos cinquenta pessoas estavam trabalhando na área que representa maior risco de vida, segundo informações que foram divulgadas pela mídia local.
#JornaldaManhã | Subiu para 41 o número de mortos na explosão de mina na Turquia e os funerais já começaram; segundo autoridades, a tragédia teria sido provocada por gás metano. O presidente Erdogan se dirigiu à nação para confortar as vítimas
📺 Confira na JP News pic.twitter.com/2DNYUaK8es
— Jovem Pan News (@JovemPanNews) October 15, 2022
Sobe para 28 o número de mortos na explosão da mina de carvão de Amasra, Turquia. pic.twitter.com/Ns9JMD81Zq
— Hugo Borges (@HugoBor73884636) October 15, 2022
A causa da explosão ainda não é conhecida e uma investigação será realizada para apurar os fatos.