Mundo

Atenção gestantes: “Dormir de barriga para cima no final da gestação pode ser muito perigoso para a saúde do bebê”

Estudo britânico chama atenção para relação entre a posição da mãe na cama e a saúde do bebê dentro da barriga.

As gestantes precisam ter uma atenção maior na hora de escolher o jeito para dormir é melhor não dormir com o barrigão para o alto. Isso por causa de uma pesquisa realizada com mais de mil mulheres na Inglaterra que acabou revelando que esse hábito pode dobrar o risco de morte do bebê antes mesmo que ele nasça.

PUBLICIDADE

Os especialistas estudaram os hábitos de sono e o parto de 291 mulheres cujos bebês haviam falecido depois da 28ª semana de gravidez e 733 voluntárias cujos filhos nasceram saudáveis. As mulheres que dormiam com barriga para cima estavam mais suscetíveis a estar no grupo das mulheres que os bebês faleceram. A posição barriga para o alto o dormir parece ser a mais danosa no último trimestre.

A morte do bebê pode acontecer por causa da circulação sanguínea, que poderia ficar comprometida e diminuir o fluxo sanguíneo para o bebê.

Tanto que outros estudos demonstraram que o abastecimento de sangue para o cérebro do pequeno fica prejudicado quando a mãe está deitada assim a partir da 28ª semana.

PUBLICIDADE

Quando a mãe dorme de barriga para cima, os bebês ficam mais quietinhos. E esse movimento fetal é um dos indícios da saúde do bebê.

Como dormir corretamente?

“O que sabemos é que, especialmente para hipertensas, o ideal é dormir virada para o lado esquerdo, porque descomprime a veia cava e melhora o retorno venoso, o que diminui a pressão e facilita a circulação”, aponta Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra.

Mesmo que a mãe não seja hipertensa, a posição é melhor para garantir que o sangue chegue perfeitamente à placenta. Mas também é preciso que a mãe vire para o lado esquerdo, pois em estudo britânico os autores citam o deitar para a direita como um dos fatores que pode estar ligado à morte fetal, mas esse caso ainda é uma suposição, precisa ser confirmado.

PUBLICIDADE

Para que fique mais fácil para a mãe se deitar de lado é bom usar um travesseiro entre as pernas e ombros, assim a mãe se sentirá mais confortável.

Os especialistas ainda reforçam, entretanto, que o cuidado deve ser tomado só na hora de ir dormir e que não é preciso pânico ao acordar de barriga para cima. Basta virar para o lado esquerdo voltar a dormir tranquilamente.

 

PUBLICIDADE