Saúde

Você costuma roer unhas? Cuidado com a Onicofagia que pode causar graves prejuízos à saúde

Roer as unhas pode parecer um ato inofensivo, mas não é!

ANÚNCIOS

Pode até parecer normal o ato de roer as unhas, porém,  muitas pessoas não nem imaginam os danos  à saúde quando roer as unhas se tornar um vicio ou  ato compulsivo que conhecido cientificamente como onicofagia.

A onicofagia é mais comum entre adolescentes e crianças, porém,  pode ser um vício que pode acontecer entre homens e mulheres de todas as faixas etárias.

O vício as vezes se torna tão incontrolável que suas vitimas passam a roer não somente as unhas como também a ponta dos dedos e até as unhas dos pés.

Segundo estudos cerca de 29% de toda população mundial tem o hábito de roer unhas e isso pode ser sinal de alguns tipo de distúrbio psicológico, nos adolescentes a mania pode ser consequências de alterações hormonais.

ANÚNCIOS

Outro perigo provocado pelo hábito de roer as unha é que o fato de que ao levar as mãos à boca você pode estar levando  microrganismos e bactérias para dentro de sua boca e até para a corrente sanguínea provocando infecções bucais ou intestinal, infestação de verminoses e uma série de doenças.

Consequências do ato de roer de unhas:

  1.  Bruxismo
  2. Alteração do posicionamento dos dentes
  3. Contaminação por bactérias e verminoses
  4.  Dor ao mastigar alimentos
  5. Ferimento na gengiva ou mucosa da boca
  6. Baixa alto estima

Como controlar a onicofagia:

  • Manter as unhas limpas
  • Manter unhas bem aparadas e lixadas
  • Usar mordedor de borracha
  • Mascar chiclete sem açúcar
  • Usar óleo nas mãos e unhas
  • Procurar ajuda médica em casos extremos

Sobre o Autor

Millena Carvalho

Estudante de Letras, apaixonada pela vida e pela arte. Comprometida com a seriedade em repassar informações verídicas e que enriqueça o conhecimento de nossos leitores.