Saúde

Trichophyton indotineae: O que é a nova doença fúngica pode se tornar uma epidemia global e deixa o mundo em alerta

Conheça esta nova ameaça santária global.

ANÚNCIOS

O mundo está às voltas com uma nova ameaça sanitária global e especialistas já emitiram um alerta. Uma mulher relatou sintomas de uma rara doença fúngica, que pode ser parte de uma nova epidemia global.

Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, a mulher foi infectada por uma variedade de micose resistente a medicamentos, conhecida como tinea.

A mulher, com 28 anos de idade, descreveu sintomas graves que experimentou, incluindo erupções cutâneas em todo o corpo.

A cepa específica do fungo é denominada Trichophyton indotineae e atualmente está se disseminando na Índia e em outras regiões do sul da Ásia.

ANÚNCIOS

Uma segunda mulher foi diagnosticada com a doença, apresentando erupções em forma de anéis escamosos nas coxas e nádegas, tanto em seu marido quanto em seu filho.

Especialistas afirmaram que infecções fúngicas estão se tornando cada vez mais frequentes e frequentemente são resistentes a medicamentos, principalmente em regiões com altas temperaturas, o que é agravado pelas mudanças climáticas. Veja a foto a seguir.

Imagem para DWII na apresentao clnica de Tichophyton indotineae

David Denning é um docente especializado em doenças infecciosas e saúde global na Universidade de Manchester, fez a seguinte informação:

ANÚNCIOS

“O mundo ainda não está preparado para o que se tornará uma epidemia de infecções de pele devido às temperaturas mais altas causadas pelas mudanças climáticas e resistência a medicamentos. O mundo ainda não está preparado para o que provavelmente se tornará uma epidemia de evolução lenta dessas infecções de pele”, afirmou o especialista.

OMS alerta para a emergência de uma nova doença

A fim de prevenir doenças, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu uma rede global denominada Rede Internacional de Vigilância de Patógenos.

Essa iniciativa tem como propósito aprimorar os sistemas de coleta de amostras e utilizar dados que possam contribuir para a formulação de políticas públicas, facilitando o processo de tomada de decisão por parte dos gestores.

Além disso, busca-se promover o compartilhamento de informações de maneira ampla entre a comunidade científica.

ANÚNCIOS

Sobre o Autor

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.