Difícil encontrar alguém que não goste de nutella, a nutella é uma paixão na mesa dos brasileiros. De origem italiana, fabricada pela Ferrero Roche, essa pasta de chocolate e avelã é a sensação do momento.
Pensar que a nutella nasceu porque o chocolate estava em falta depois da Segunda Guerra Mundial.
Pietro Ferrero, um confeiteiro de Piemonte na Itália, criou um creme doce feito de avelã, açúcar e uma pitada de cacau raro. Ele moldou no formato de um bolo que poderia ser fatiado e servido com pão e nomeou ‘Gianduja’ por conta de um personagem famoso de carnaval local daquela época. Em 14 de maio de 1946, o Grupo Ferrero foi fundado oficialmente.
O delicioso creme ‘Gianduja’ foi transformado em um novo produto que poderia ser facilmente espalhado no pão e foi chamado de SuperCrema (o precursor de Nutella®).
O filho de Pietro, Michele, aplicou sua genialidade inovadora e, após testes e erros, aperfeiçoou a receita e criou o primeiro pote do novo creme de cacau e avelã que, entretanto, ainda não tinha um nome. Então, ele usou sua criatividade novamente e inventou uma solução perfeita para o creme mais famoso do mundo: ‘Nutella®’.
Mas toda essa criatividade aconteceu porque depois da Segunda Guerra Mundial, havia uma grande escassez de cacau, e Pietro teve que colocar suas ideias em funcionamento, e foi assim que tudo começou.
O sorvete também é muito apreciado no mundo inteiro e para quem não sabe, também tem seu pé fincado na Itália. Pois o primeiro a misturar gelo de neve com suco de frutas foi o Imperador Romano Nero e depois disso, o Imperador Chinês misturou leite e gelo de neve, e outras misturas foram sendo elaboradas e tramontadas de século em século até os dias de hoje, mas ele nasceu em Roma.
E em toda a Itália, mesmo no rigoroso inverno Europeu, o sorvete é a paixão do Italiano, nas suas variações, entre sorvete quente, sorvete comum, creme de sorvete, ele é a sobremesa mais vendida que se adapta em qualquer hora e lugar.
E um dos sabores mais comuns espalhados por todas as sorveterias italianas é o sorvete de iogurte com nutella, ele é o número um e todo turista que passa pela Itália, precisa experimentar.
Mas essa receita se espalhou pelo Brasil, e hoje vamos te ensinar uma receita caseira pra fazer em casa e se refrescar nas altas temperaturas do verão brasileiro e mais, todos vão adorar o sabor, a textura, e vai ter muita gente pedindo BIS!
Sorvete de Nutella Fácil Sem Sorveteira
Ingredientes:
- 200 g creme de leite fresco/pasteurizado gelado (45% gordura)
- 250 g pasta de chocolate e avelã (nutella)
- 350 g leite condensado
- 200 ml leite de coco integral
- 50 g avelãs tostadas (picadas + para decorar)
Modo de preparo:
- Bata o creme de leite pasteurizado em ponto de chantilly firme. Tome cuidado para não virar manteiga. Reservar na geladeira.
- Misture a nutella com leite condensado até ficar bem uniforme. Na sequência, acrescente o leite de coco mexendo bem.
- Junte o chantilly batido e misture. Com um fouet fica mais fácil.
- Coloque as avelãs picadas e mexa bem.
- Transfira para um recipiente com tampa, limpo, leve para o congelador por 6 horas pelo menos. Ideal: 12 horas. Se quiser desenformar igual semifreddo, forre o recipiente com plástico filme antes de transferir a mistura.
Para decorar, pode salpicar mais avelãs picadas, chocolate derretido ou mais nutella afinada (diluída com creme de leite).
Fica firme, mas amolece facilmente.