Saúde

Limão espremido corta ou não a gordura: nutricionistas respondem

Especialistas respondem prática comum da população para diminuir a gordura ingerida

ANÚNCIOS

“Agora, aquele limãozinho para quebrar a gordura”. Quem nunca reproduziu ou ouviu essa frase de alguém após a ingestão de gordura excessiva no dia a dia?

A prática usada é muito comum na tentativa de amenizar os efeitos dos riscos que a ingestão de gordura pode causar a curto e longo prazo no organismo. Além disso, a fruta também é associada a efeitos milagrosos de emagrecimentos que serão explicados.

Os nutricionistas afirmam que essa prática não passa de um mito. A fruta cítrica além de saborosa, proporciona inúmeros benefícios, mas entre eles não está incluso a quebra de gordura.

A pós a ingestão, o suco em junto da mucosa do intestino é capaz de produzir o hormônio secretina. Ela é a responsável pela regulação da liberação do bicarbonato de sódio.

ANÚNCIOS

Este é utilizado no organismo para neutralizar a ação do ácido gástrico para o momento em que é feita a reação química que digere a gordura consumida.

“A secretina manda uma mensagem ao fígado para prepará-lo para a digestão de gordura. Mas isso não é capaz de dissolver gordura, apenas facilita a digestão”, detalha.

Além deste hormônio, a fruta cítrica possui uma de suas características deste grupo a substância limoneno que ajuda a modular a microbiota do intestino, mas sem sucesso para eliminar gorduras. Segundo nutricionista Bruno Rua, o suco pode sim proporcionar um ambiente mais ácido, auxiliar na digestão, porém, não é fator determinante para o emagrecimento.

Sobre o Autor

Paula Silva

Escritora, mundo dos famosos com notícias atualizadas, notícias de atualidades sobre dia a dia e atualizações úteis para para aprender