Receitas

Doce de abóbora de cortar – caseiro, delicioso, com sabor de infância e que todos vão adorar na sua casa

A abóbora é um vegetal muito comum e apreciado na mesa do brasileiro. Dela podemos fazer inúmeros pratos, mas tem um que é irresistível – o doce de cortar. Esse nos lembra infância, tardes de domingo, cada da vovó e é simplesmente delicioso!

Se na sua infância não tinha doce de abóbora, ah sinto muito, você não teve uma infância feliz! Porque o doce de abóbora era um dos doces mais comuns na década de 70 e 80.

PUBLICIDADE

Nos bares, não podia faltar aquele coração de abóbora que por fora era durinho e quando mordíamos, dentro, que delicia, uma pasta suave e doce invadia nosso paladar, vai me dizer que voce não se lembra dessa delicia?

E mais, de domingo na cada da vovó, depois do almoço tinha doce de abóbora, ou era em calda ou era de cortar e como a gente gostava, não é mesmo?

PUBLICIDADE

A verdade é que a abóbora é um vegetal super versátil na culinaria e dela podemos fazer inúmeros pratos, sejam salgados como doces, e é difícil quem não goste dela.

Na Europa por exemplo, principalmente na Italia, um dos pratos mais famosos é o Tortelli di Zucca (tortellini de abóbora). Se trata de uma massa, tipo pastelzinhos em miniaturas e dentro eles são recheados de um creme feito a base de abóbora, linguiça, e amareto. Bom, vale lembrar que existem vários tipos de recheios de tortellini, tem de batata, de champignon e outros.

PUBLICIDADE

Mas… vamos voltar ao nosso doce de abóbora….

O doce de abóbora é um clássico da cozinha brasileira, um doce que nos remete diretamente ao túnel do tempo. Um doce da roça, que não faltava na festas juninas e que todos gostavam muito.

Pois hoje vamos próprio aprender uma receita da roça, um doce fácil, caseiro, simples, barato, de cortar pra comer e fechar os olhos na primeira mordida, sabe porque? Pra lembrar do quanto era bom ser criança!

DOCE DE ABÓBORA DE CORTE: COMO FAZER

Ingredientes do doce de abóbora de corte

PUBLICIDADE

1 kg de abóbora (paulista ou de pescoço) descascada e picada

1 kg de açúcar cristal

1 canela em pau

3 cravos-da-índia

1 colher (chá) de vinagre branco

1/2 xícara (chá) de água

Modo de preparo

Numa panela, coloque a abóbora descascada e picada, a canela, o vinagre, os cravos e a água. Deixe cozinhar em fogo baixo até que a água seque e a abóbora fique macia. Tire os cravos e a canela. Amasse bem a abóbora. Acrescente o açúcar e leve ao fogo, mexendo de vez em quando.

Quando começar a ficar mais grosso, mexe sem parar até que o doce se solte do fundo da panela. Depois, despeje o doce em uma assadeira untada com manteiga sem sal ou sobre uma superfície lisa untada. Deixe o doce ficar morno e depois corte em retângulos. Deixe secar por cerca de 2 horas.