Como falamos com frequência, os alimentos possuem um poder indiscutível na dieta alimentar e alguns deles, quando incluídos na dieta, podem promover uma limpeza profunda no corpo, a tal ponto de eliminar toxinas, resíduos e melhorar de forma importante o bom desempenho do metabolismo.
Em especial, os alimentos verde escuros são ricos em antioxidantes, fibras, vitaminas, minerais e nutrientes responsáveis pela limpeza do corpo. Quando consumidos com frequência, esses alimentos promovem a perda de peso, sem afetar a saúde.
Além disso, eles por serem ricos em fibras, promovem uma limpeza profunda do intestino, o que previne a constipação, fator determinante na perda de peso, pois intestino preguiçoso que funciona vez ou outra, prejudica completamente o emagrecimento.
Para termos bom êxito na perda de peso, é necessário que o intestino funcione regularmente, o ideal seria após cada refeição, mas caso seu organismo tenha essa dificuldade, então que ele funcione no mínimo 1 x ao dia.
Hoje trouxemos uma receita a qual o ingrediente principal dela é o espinafre. Muitos não dão muito valor a esse vegetal, mas ele tem propriedades medicinais e é riquíssimo em fibras e nutrientes importantes para o organismo.
Benefícios do Espinafre
De sabor forte e agradável, o espinafre é rico em vitaminas e deve ser consumido pelo menos 2 x por semana.
O espinafre, aquele do desenho do Popeye, é o alimento que dá força, isso porque ele é rico em FERRO. Mas o curioso é que esse tipo de ferro que tem no vegetal, não é tão fácil de ser absorvido pelo corpo, por isso que é recomendado consumi-lo junto com vitamina C.
Sempre que for consumir espinafre nas refeições, o recomendado é consumir junto com alimentos ricos em vitamina C, como por exemplo 1 copo de suco de laranja ou limão, ou ainda morangos, goiabas ou qualquer outro tipo de alimento que tenha vitamina C em abundância.
Além do ferro, ele é rico em cálcio, potássio, magnésio, fibras e outros nutrientes importantes que ajudam inclusive na formação do feto. Por essa razão ele é um alimento importante na dieta da gestante.
Mas atenção, nem todos podem consumir esse vegetal. Pessoas que tem problemas de cálculo renal, devem moderar o consumo, porque ele possui ácido oxálico e devido a presença desse ácido, pode acontecer a formação de cálculos oxálicos que prejudicam a pessoa.
Uma outra dica importantíssima. Ele precisa ser consumido cozido ou na água, refogado ou ainda no vapor. Não importa, importante mesmo é jamais consumi-lo cru. Porque ele tem propriedades que podem causar intoxicação.
Bom, chega de tanta informação, vamos a receita que deve ser consumida todos os dias em jejum.
Uma outra dica importante, é pegar várias folhas de espinafre. No caso, para essa receita, passá-las na água fervendo antes de utilizá-las.
Por que passar na água fervendo? Para evitar intoxicação, como falamos, cru o vegetal tem substâncias que podem ser tóxicas. Ao passá-las na água fervendo, a folha fica já pré-cozida eliminado o risco de intoxicação.
A receita
Ingredientes:
- 7 folhas de espinafre passadas na água fervendo
- Suco de 3 laranjas espremidas na hora
- Kiwi – 2 unidades
- Água 1 copo – essa água pode ser de coco ou natural, depende do gosto
Preparo:
Lave todos os ingredientes e junte tudo no liquidificador. O suco da laranja, os kiwi picados, a água e as folhas de espinafre. Liquidifique tudo até obter uma mistura totalmente homogênea.
Adoce se preferir com adoçante ou mel orgânico, apenas uma colherinha de café e tome em jejum pela manhã. Para potencializar ainda mais o efeito dessa bebida, faça 30 minutos de caminhada.
Gostou? Compartilhe com seus amigos e volte sempre!