Receitas

Açafrão faz tao bem para o coração quanto 1 hora de exercício

Alguns alimentos podem te ajudar a melhorar a Saúde do coração substancialmente, mesmo que não goste de atividade física.

Que exercícios ajudam a manter uma boa saúde do coração nos já sabemos, mas você sabia que açafrão/cúrcuma também faz muito bem? Pesquisas realizadas na Universidade de Tsukuba, no Japão, mostraram que existem anti-inflamatórios e antioxidantes na raiz. Estes estudos comparam os exercícios e o açafrão durante oito semanas com a utilização também do placebo.

PUBLICIDADE

Resultado de imagem para aafro da terra bom e ruim

Os novos estudos compararam todos os efeitos do exercício e da curcumina sobre a saúde do coração e sobre as mulheres na pós-menopausa durante um oito semanas e a função endotelial aumentou significativamente tanto no grupo de exercícios como no de curcumina., e o mais incrível e que melhoraram de forma idêntica. Sendo feito novamente novamente o estudo com outras pessoas deixaram que algumas delas usassem a raiz e fizessem os exercícios ao mesmo tempo tendo estes resultados melhores que todos os outros que fizeram só uma das duas opções.

PUBLICIDADE

“Ingestão regular de curcumina poderia ser uma medida preventiva contra a doença cardiovascular em mulheres na pós-menopausa“,escreveram os autores do primeiro estudo.

Além disso, nossos resultados sugerem que a curcumina pode ser uma alternativa potencial para os pacientes que são incapazes de se exercitar.” segundo os autores do segundo estudo.

Podemos então entender a partir desses estudos que a ingestão de açafrão deve ser associado também a atividade física para que possa maximizar essa melhora. Mas na falta da atividade física esse consumo pode ajudar e diminuir os efeitos do sedentarismo, não substituindo a falta da mesma.

Imagem relacionada

PUBLICIDADE

Devemos ficar alertas, pois nos supermercados achamos o açafrão da terra, em pequenos vidrinhos e com o preço acessível mas esse não é o produto puro utilizado nas pesquisas, o que deve ser ingerido é encontrado em casas especialistas em especiarias, em forma de raiz ou em pó, este tem o preço mais elevado, mas é o que nos traz benefícios reais. Benefícios esses que valem a pena. E mais uma informação relevante é que a curcumina é melhor absorvida quando se usa a raiz do açafrão-da-terra/cúrcuma em pó ou ralada misturada com um pouco de pimenta ou gengibre.