Sem categoria

Traição não é erro, é a escolha mais covarde que existe

Traição não é um erro, é uma escolha que interfere na vida de outras pessoas da maneira mais cruel que existe.

ANÚNCIOS

A traição vai muito além do que a definição da palavra pode nos propor. Vai além da decepção, do repúdio, muito além do rompimento de um contrato social, moral e psicológico.

A traição é um ato que causa feridas irreparáveis no outro, causa baixa autoestima, quebra de confiança, quebra de respeito. Ser traído é ser passado para trás da forma mais cruel que existe.

Muitos relacionamentos terminam em separação, devido a uma traição, mas com o fim do relacionamento, a ferida que foi causada no coração e na alma da pessoa traída, não termina. Ela permanece aberta, latejando, gritando alto, doendo, e não é apenas por amar o parceiro que a traiu, não… É porque mexeu com o seu ‘eu’, a pessoa se sente culpada, ao invés de vítima, ela se martiriza a cada segundo pensando onde ela errou.

Mas ela errou? Claro que não!

ANÚNCIOS

A traição não é um erro, é uma escolha, e não podemos nos culpar por escolhas que não foram feitas por nós. Cada um deve ser responsável por suas próprias escolhas e atos, saber que depois você colhe as consequências delas.

A traição dói, e não pense que é apenas pelo fato de ter sido trocado por outra pessoa, não é apenas a substituição que dói, dói a falta de respeito pela história construída, pelas lutas vividas, pelas lutas vencidas, pelas conquistas, dói porque trair é totalmente desnecessário, dói porque não existe nada que justifique a quebra da confiança.\n\nTrair é uma escolha covarde, é seguir pelo caminho mais fácil. É esquecer que quando algo não está funcionando bem, podemos arrumar antes que estrague de vez, é arrastar para a lama tudo que deveria ter honra e valor.

Quando falamos em perdoar uma traição, sabemos que isto é algo que foge totalmente da nossa capacidade racional. Admiro quem já conseguiu exercer o perdão e reconstruiu novamente a relação, porque perdoar e esquecer é algo quase que impossível.

Muitas das vezes, a pessoa apenas perdoa porque ela tem esperança de acabar com o sofrimento dentro de si. Ela acredita que vai esquecer, apagar todos os danos causados e seguir em frente feliz, mas na maioria das vezes, não vai.

ANÚNCIOS

Apenas o tempo vai relevar as trincas que ficaram, as mágoas, as culpas. Não é fácil olhar todos os dias para a pessoa que te traiu, e confiar nela, assim como se nada tivesse acontecido. Pode ser que sim, que alguém consiga e que este mesmo tempo, renove as forças, a confiança e reate todos os laços que foram desfeitos, mas até que isto ocorra, o quanto ainda vai doer?

No fim das contas, vivemos de escolhas. Diante desta situação, podemos escolher deixar o outro partir, permitir que a ferida se feche e cicatrize, podemos deixar que o outro descubra que ele tinha outra opção, outra escolha, mas ele não a fez. Ou escolhemos perdoar, viver a cada dia com a sombra da dúvida, com o martírio da falta de confiança, podemos tentar reconstruir, se vai ser fácil, somente o tempo vai dizer, mas humanamente falando, eu acredito que não seja.

O importante é ter em mente, qual tipo de relacionamento você deseja para si mesmo. Um relacionamento saudável, onde o compromisso recebe a honra e o valor devido por ambos, onde exista respeito. Se perdoar seu parceiro, reconstrua o relacionamento desta forma. Se for seguir em frente sozinho, lembre-se de exigir isto em uma próxima relação, afinal, devemos primeiramente exercer o amor próprio.

 

Sobre o Autor