Curiosidades

Sobe o número de casos de pessoas com vermes causados pelo consumo de sushi

O sushi é um prato típico da culinária japonesa, que faz sucesso entre os orientais, incluindo os brasileiros.

ANÚNCIOS

A culinária japonesa é bem famosa e a cada dia tem ganhado mais espaço entre os brasileiros de todas as idades, principalmente entre os jovens.

A comida atrai tanto por ser leve, saudável e nutritiva. Grande parte dos consumidores da comida japonesa atribuem seu sucesso devido ao ômega 3 encontrado em grande quantidade nos peixes, e tão importante para a nossa saúde, ele age regulando os níveis de triglicerídeos e colesterol ruim (LDL).

Porém, há um alerta para que as pessoas tomem cuidado com o consumo do alimento, que segundo um estudo divulgado no British Medical Journal, casos de infecção parasitária devido a ingestão de sushi tem tido números significativos.

Pesquisadores portugueses chegaram a esta hipótese, ao analisarem o caso de um paciente de 32 anos de idade.

ANÚNCIOS

Os sintomas dos quais o homem se queixava, eram dores fortes na barriga, febre e vômito, esses fatores começaram a uma semana antes do paciente procurar ajuda médica.

Foi realizado de imediato um exame de endoscopia, pelo qual foram descobertas larvas do gênero Anisakis no estômago deste homem.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), isto ocorre ao ingerirmos peixes e frutos do mar que estejam crus ou mal cozidos, que podem apresentar as larvas deste parasita.

O paciente revelou que havia se alimentado de sushi há poucos dias atrás.

ANÚNCIOS

Esta doença da qual relatamos, é chamada anisaquíase. O tratamento para anisaquíase se dá por meio de endoscopia e em alguns casos é necessário passar por uma cirurgia para eliminar os vermes.

Anisaquíase, é uma doença muito comum no Japão, local onde a população têm o costume de se alimentar com peixes crus e mal cozidos, em especial de sushi.

O paciente do qual relatamos a história, não necessitou passar por cirurgia para eliminar os vermes, somente a endoscopia já foi eficaz e cessou suas dores e incômodos causados pela doença.

Em busca de comprovar que o diagnóstico é válido, os pesquisadores utilizaram 25 casos de anisaquíase, entre os anos de 1999 e 2002, que comprovaram que em todos eles, os pacientes haviam consumido alta quantidade de peixes crus.

No Japão foi aberto um alerta pelo Ministério da Saúde, do Trabalho e da Previdência Social, indicando o aumento de infecções por anisakis.

ANÚNCIOS

O Japan Times, mostra que no ano de 2013 haviam 79 casos registrados, e em 2016, este número subiu para 126, em comparação, em 2004 foram registrados apenas 4 casos.

Portanto, devido aos registros de casos com a doença, é importante que você fique atento, caso goste de comer sushi, não precisa parar com o consumo, mas tome alguns cuidados.

O governo Japonês orienta que para combater o parasita, é necessário manter o peixe em uma temperatura abaixo de -20°C, por um período mínimo de 24 horas.

Outra orientação, é de aquecer por 1 minuto o peixe, em temperatura maior que 60°C.

Nos Estados Unidos, a orientação da Agência de Padrões Alimentares, é de que os peixes crus ou levemente cozidos, fiquem congelados na temperatura abaixo de -15°C por um período de quatro dias.

No Brasil, a orientação vem da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que determina que os peixes crus ou mal cozidos, fiquem por sete dias congelados em temperatura de -20°C, ou de -35°C para um período mínimo de 15 horas.

 

Sobre o Autor