As autoridades sempre recomendam que, diante de um assalto, a vítima procure não reagir. A recomendação visa preservar a integridade física da vítima, já que a reação do assaltante é geralmente imprevisível.
Na maioria das vezes, as pessoas conseguem manter o controle para não reagir diante de situações de risco. No entanto, alguns casos acabam chamando a atenção justamente para a maneira como se desenrolam.
Em São Paulo, na última segunda-feira (05/08), um homem reagiu após ser assaltado e acabou matando um dos dois suspeitos. O criminoso, segundo a polícia, tinha 16 anos de idade.
O caso aconteceu na rua Caetano D’andrea, no bairro Cidade Maia, e foi filmado por câmeras de segurança. As imagens mostram que o homem foi abordado por dois suspeitos em uma moto, mas reagiu.
Os suspeitos se aproximaram e anunciaram o assalto, mandando que a vítima entregasse seus pertences. O homem, enquanto recebia as ordens, acabou reagindo e conseguiu tomar a arma das mãos do criminoso.
O adolescente chegou a ser socorrido com vida e levado ao Hospital Municipal de Urgências, mas não resistiu. O outro envolvido no crime, que pilotava a moto, conseguiu fugir do local.
Homem é vítima de assalto, reage e mata bandido em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo.
Crédito: Reprodução pic.twitter.com/yBS4KmXvh5
— Jornal O Dia (@jornalodia) August 7, 2024
O caso foi registrado como ato infracional análogo ao crime de roubo, em relação a ação do adolescente. Os disparos feitos pela vítima foram registrados como legítima defesa, uma vez que a polícia entendeu que a vítima não tinha outra intenção a não ser se proteger.