Entre todas as receitas que já provei para rechear, essa massa de hoje é sem dúvidas a melhor. A textura é perfeita, e depois, é muito simples, fica fofinha, combina com qualquer tipo de recheio e em pouco tempo temos a base para confeccionar bolos do jeito que desejarmos.
Como já disse, já provei muitas receitas, mas de todas, essa ganhou meu paladar, meu coração. Ela é prática e fácil, além de ser super rápida.
Pão de ló é a massa preferida pelos confeiteiros, porque além de sabor neutro, ele também tem estrutura para fazer bolos em camadas! Com esta receita econômica de pão de ló, com apenas 3 ingredientes, você pode fazer rocambole, bem casados e outros.
INGREDIENTES:
- 6 ovos inteiros, ovos grandes;
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, peneirada, sem fermento (200 ml cada);
- 1 copo (250 ml) bem cheio de açúcar refinado, peneirado.
MEDIDAS:
- Xícara de chá = 200 ml
- Copo = 250 ml
- Forma: 24 cm de diâmetro x 7 cm de altura
- Forno: 180°, preaquecido, por 35 minutos (faça o teste do palito)
PREPARO:
- Bata os ovos até dobrar de volume,
- Adicione o açúcar aos poucos,
- Adicione a essência (opcional),
- Com o auxílio de um fouet, adicione o trigo aos poucos, mexendo devagar,
- Coloque em uma forma untada e enfarinhada,
- Leve ao forno preaquecido a 180º C até dourar.
\n\n
História do Pão de ló
Para quem não sabe, a massa de pão de ló nasceu na Itália, e foi criada pelo cozinheiro genovês Giovan Battista Cabona. Esse bolo também é conhecido como bolo esponjoso, e na Itália, ele é o famoso “PAN DI SPAGNA”. O bolo pão de lo é a base para muitos doces italianos, é a mais comum e a mais utilizada até os dias de hoje.
Em Portugal existem muitas variações da massa e por lá, também é bem popular a massa de pão de ló, no entanto, a sua origem é de fato italiana.
Todavia, em Portugal, existem versões modificadas da receita de pão de ló que se tornaram símbolos dessas regiões, como o de Alfeizerão, o de Ovar, o de Margaride (Felgueiras) e o de Arouca.
Ainda em Portugal, existe uma versão não original da receita chamada “pão de ló à brasileira”, totalmente diferente do original, principalmente por levar muito menos ovos.