Se você é o tipo de pessoa que gosta de observar detalhes em seu rosto ou no de outras pessoas, deve ter reparado que existe um ‘furinho no olho’. O furinho fica localizado na parte interna da pálpebra e é conhecido como ponto lacrimal, tendo uma função importante no organismo.
Caso você ainda não tenha o encontrado, basta puxar a pálpebra inferior de forma suave, assim, irá conseguir encontrar o furo.
Muitos acreditam que esse ‘furinho’ é o responsável pela produção das lágrimas. Mas, na realidade, não é essa sua função.
As lágrimas são liberadas por uma parte conhecida como glândula lacrimal. Sendo coberta pela pálpebra, fica localizado na parte superior do olho. A principal função é liberar a mistura de água, sais minerais e gordura para lubrificar os olhos.
O ponto lacrimal conta com outra função. O seu objetivo é drenar as lágrimas. Ou seja, graças ao ‘furinho do olho’, não ficamos lacrimejando o tempo inteiro.
Apenas quando a produção de lágrima é excessiva, como quando choramos, o ponto lacrimal se torna incapaz de reter as lágrimas. E por este motivo, que o excesso acaba escorrendo pelo rosto.
E quando o corpo não produz lágrimas, o funcionamento do ponto lacrimal acaba oferendo um risco.
Quando ele não está lubrificando o suficiente, pode acabar seco e ressecado, o que gera coceira ou vermelhidão na área observada.
Por este motivo, é importante ficar atento.