Muitas pessoas costumam notar uma secura e amargo na boca ao acordar, isso já aconteceu com você? Você já se perguntou porque isso acontece? Siga com a leitura desta pauta e descubra!
Os sinais que nosso corpo dá quando algo não vai bem, nunca devem ser ignorados. Por conta disso, é imprescindível que conheçamos alguns desses sinais.
De acordo com pesquisas, acordar com a boca seca e amarga pode indicar que você esteja bebendo pouca água e assim seu organismo já sinaliza que está pedindo socorro por conta da sede.
Porém, se mesmo aumentando a ingesta de água, você continua sentindo a boca amarga é recomendado procurar o centro de saúde mais próximo para uma avaliação médica, se possível procure por atendimentos de uma médico gastroenterologista.
Conforme especialistas no assunto, o termo técnico que define a sensação de boca seca e amarga é conhecida como xerostomia e esse processo é percebido quando a função das glândulas salivais diminuem. Fique atento ao aviso a seguir.
Importante!
Se você tem mais de 60 anos de idade ou está bem próximo da terceira idade, é comum sentir a boca amarga ao acordar, porém, deve ser investigado por profissionais de saúde se o sintoma persistir.
Vale dizer ainda que pessoas portadoras do vírus HIV também costumam sentir a boca seca e amarga, além disso, hábitos como o uso do tabaco, cigarros, ou falta de higiene bucal adequada podem provocar o problema.
Nesse caso, dedique qualidade de tempo na higienização bucal, aumente a ingesta de água e busque manter hábitos mais saudáveis.