A vigilância sanitária investiga um restaurante onde foram encontrados pombos vivos. O caso aconteceu em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, e segue sendo investigado após ganhar repercussão.
Segundo as informações, o restaurante foi alvo de vistoria após receber uma série de denuncias. No local, os fiscais encontraram sujeira e também pombos vivos alocados em caixas de papelão, dentro da cozinha do local.
A descoberta levantou suspeitas sobre o uso de carne de pombo na comida do estabelecimento, embora não tenham sido encontrados indícios. A dona do restaurante afirmou que os animais estavam ali porque eram animais de estimação.
A vigilância optou por não divulgar o nome do restaurante e nem as imagens da ação. De acordo com a prefeitura, não haviam sinais de que os animais eram usados no preparo dos alimentos, ainda assim a suspeita esta sendo investigada.
Em nota, a vigilância sanitária informou que o problema não é incomum. Mesmo que os pombos sejam apenas de estimação, manter animais dentro de ambiente de cozinha em estabelecimento comercial é irregular.
“Infelizmente não é algo que surpreende, já houve outras denúncias de locais que mantém animais de estimação na área de manipulação de alimentos, como gatos, cachorros e papagaios”, informou nota.
O estabelecimento foi interditado e poderá abrir as portas novamente caso atenda todas as exigências da vigilância. A alimentação que já estava pronta foi descartada e os donos foram autuados pelas infrações localizadas no restaurante.