Foi trabalhando como coletor de recicláveis que Maycon Farias, de 28 anos, viu sua história mudar. Enquanto fazia a triagem do material, ele se deparou com um tênis em boas condições.
Maycon frequentava uma academia e o instrutor do local já tinha incentivado o rapaz a praticar corrida. No entanto, ele esbarrava na dificuldade de adquirir um calçado adequado.
Naquele dia, enquanto fazia a triagem dos materiais recicláveis, ele se deparou com um bom tênis, em boas condições. Foi naquele momento que o desejo de correr se tornou uma realidade.
Maycon começou a treinar e se dedicar ao esporte, ele logo passou a participar de competições e já acumula vitórias. Para seguir em frente, ele se inspira muito na avó, que já faleceu.
“Ele [tênis] é meu talismã, foi o pontapé que faltava para a mim… Porque se você tem a força de vontade de mudar o hoje, faz com aquilo que tem”, afirmou ao revelar que vê o tênis como um símbolo.
Video (clique aqui)
Maycon trabalha com apenas uma folga nos domingos, por um salário mínimo. Ele esbarra em muitas dificuldades financeiras, mas se recusa a permitir que isso o afaste do esporte.
“O atletismo para mim é questão de saúde, é bem-estar que isso me promove. Não é só correr, ganhar um troféu, uma medalha ou até mesmo status”, revelou.
Em entrevista, o atleta revelou o desejo de ainda conquistar coisas novas que o esporte ainda pode promover em sua vida.