A Embaixada dos EUA no Brasil publicou, nesta quinta-feira (14/08), um “alerta” para quem pretende viajar ao país norte-americano com o intuito de ter filhos e garantir cidadania aos herdeiros.
A prática é relativamente comum não apenas para brasileiros, mas para cidadãos de vários países. Garantir cidadania estadunidense aos filhos tem sido visto, ao longo das últimas décadas, como uma “garantia” de oportunidades.
A realidade tem se transformado nos últimos anos, especialmente com o governo Trump. Por meio de comunicado em canais oficiais, a Embaixada dos EUA ameaçou negar visto quando houver suspeita de “turismo de nascimento”.
“Negaremos seu visto se acreditarmos que o seu principal objetivo de viagem é dar à luz nos Estados Unidos ou obter a cidadania americana para o seu filho”, diz o texto.
https://www.instagram.com/reel/DNVzA5sOl4_/
Desde quando assumiu a presidência dos EUA, Trump tem deixado clara a posição de seu governo em relação a imigrantes. Em agosto, a Embaixada do país publicou uma nota alertando a imigrantes para “não arriscarem suas famílias” tentando entrar ilegalmente nos EUA.
Já em julho, a mesma Embaixada também fez “piada” afirmando que até o ET, personagem fictício da obra de Steven Spielberg, sabia a “hora de voltar para casa”.
A mesma Embaixada, que não tem um embaixador no Brasil, também tem repercutido publicações de outros órgãos estadunidenses com tom crítico às instituições brasileiras.
Famosos e anônimos escolhem dar a luz nos EUA
No Brasil, a prática de ir aos EUA para ter filhos é bastante comum e a lista de famosos que fizeram essa escolha é extensa. Recentemente, por exemplo, Ludmilla e Brunna Gonçalves escolheram o país norte-americano para o nascimento da filha.
Antes delas, famosas como Claudia Leitte (2019); Karina Bacchi (2017); Simone Mendes (2021); Andressa Ferreira, esposa de Thammy Miranda (2020); Luciana Gimenez (1999 e 2011).

