Curiosidades

Sobe o número de casos de pessoas com vermes causados pelo consumo de sushi

O sushi é um prato típico da culinária japonesa, que faz sucesso entre os orientais, incluindo os brasileiros.

ANÚNCIOS

A culinária japonesa é bem famosa e a cada dia tem ganhado mais espaço entre os brasileiros de todas as idades, principalmente entre os jovens.

A comida atrai tanto por ser leve, saudável e nutritiva. Grande parte dos consumidores da comida japonesa atribuem seu sucesso devido ao ômega 3 encontrado em grande quantidade nos peixes, e tão importante para a nossa saúde, ele age regulando os níveis de triglicerídeos e colesterol ruim (LDL).

Porém, há um alerta para que as pessoas tomem cuidado com o consumo do alimento, que segundo um estudo divulgado no British Medical Journal, casos de infecção parasitária devido a ingestão de sushi tem tido números significativos.

Pesquisadores portugueses chegaram a esta hipótese, ao analisarem o caso de um paciente de 32 anos de idade.

ANÚNCIOS

Os sintomas dos quais o homem se queixava, eram dores fortes na barriga, febre e vômito, esses fatores começaram a uma semana antes do paciente procurar ajuda médica.\n\nFoi realizado de imediato um exame de endoscopia, pelo qual foram descobertas larvas do gênero Anisakis no estômago deste homem.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), isto ocorre ao ingerirmos peixes e frutos do mar que estejam crus ou mal cozidos, que podem apresentar as larvas deste parasita.

O paciente revelou que havia se alimentado de sushi há poucos dias atrás.

Esta doença da qual relatamos, é chamada anisaquíase. O tratamento para anisaquíase se dá por meio de endoscopia e em alguns casos é necessário passar por uma cirurgia para eliminar os vermes.

ANÚNCIOS

Anisaquíase, é uma doença muito comum no Japão, local onde a população têm o costume de se alimentar com peixes crus e mal cozidos, em especial de sushi.\n\nO paciente do qual relatamos a história, não necessitou passar por cirurgia para eliminar os vermes, somente a endoscopia já foi eficaz e cessou suas dores e incômodos causados pela doença.

Em busca de comprovar que o diagnóstico é válido, os pesquisadores utilizaram 25 casos de anisaquíase, entre os anos de 1999 e 2002, que comprovaram que em todos eles, os pacientes haviam consumido alta quantidade de peixes crus.

No Japão foi aberto um alerta pelo Ministério da Saúde, do Trabalho e da Previdência Social, indicando o aumento de infecções por anisakis.

O Japan Times, mostra que no ano de 2013 haviam 79 casos registrados, e em 2016, este número subiu para 126, em comparação, em 2004 foram registrados apenas 4 casos.

Portanto, devido aos registros de casos com a doença, é importante que você fique atento, caso goste de comer sushi, não precisa parar com o consumo, mas tome alguns cuidados.\n\nO governo Japonês orienta que para combater o parasita, é necessário manter o peixe em uma temperatura abaixo de -20°C, por um período mínimo de 24 horas.

ANÚNCIOS

Outra orientação, é de aquecer por 1 minuto o peixe, em temperatura maior que 60°C.

Nos Estados Unidos, a orientação da Agência de Padrões Alimentares, é de que os peixes crus ou levemente cozidos, fiquem congelados na temperatura abaixo de -15°C por um período de quatro dias.

No Brasil, a orientação vem da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que determina que os peixes crus ou mal cozidos, fiquem por sete dias congelados em temperatura de -20°C, ou de -35°C para um período mínimo de 15 horas.

 

Sobre o Autor