Curiosidades

Será verdade que a faixa no cabelo da bebê pode causar insônia e refluxo? Saiba!

Toda mãe ama deixar sua bebê como uma princesa, mas devem se atentar e tomar os devidos cuidados principalmente ao usar as faixas na cabeça

Praticamente toda mulher sonha ou já sonhou em ter uma menina, uma filha para que ela possa deixá-la toda arrumadinha, toda enfeitada, as futuras mamães idealizam uma verdadeira boneca, com vestidinhos fofos, sapatinhos luxuosos, meia calça cobrindo as coxas grossas, chupetas coloridas e na cabeça, lindos laços e aquelas faixas de encher os olhos.

PUBLICIDADE

Porém, nos últimos dias, muito temos ouvido falar sobre o uso das faixas na cabeça das meninas. Por exemplo, o post do osteopata Dr. José Eduardo Souza no Facebook tem gerado muita polêmica. Isto porque na publicação, ele afirma que atendeu uma bebê com sintomas de insônia e refluxo e acredita que a causa seja o uso da faixa de cabelo.

“Sabemos que a sutura ocipitomastoideo pode sofrer uma compressão devido ao uso dessa faixa, o nervo vago (que comanda o sistema gastrointestinal) passa próximo deste local, mais precisamente próximo da jugular e pode ter sua função alterada, podendo gerar sintomas como refluxo e insônia.”

É verdade e comprovado por estudos científicos que os ossos do crânio do bebê se movimentam, e esse movimento é perceptível, no momento do parto, quando a criança faz aquele malabarismo para nascer de parto normal.

PUBLICIDADE

Todos os ossos do crânio são constituídos por um só tecido, a ossificação não está formada e isso permite uma flexibilidade articular imprescindível para o funcionamento de todo corpo. Diferentes fatores podem perturbar o movimento e a flexibilidade do crânio do bebê, um desses fatores pode ser essa FAIXA”, disse José Eduardo em uma parte de sua postagem no Facebook.

Procuramos o Pediatra Dr. Tadeu Fernandes, membro da Sociedade de Pediatria de São Paulo, para nos explicar sobre quais os reais riscos da faixa de cabelo para as bebês. O Dr. afirma que não há provas científicas de uma relação entre o refluxo e a faixa de cabelo. “São suposições, não existe nenhuma documentação científica mostrando relação entre faixa e refluxo”, afirma ele.

Quanto à insônia, o pediatra diz que de fato pode existir uma relação entre dificuldades para dormir e uma faixa de cabelo apertada. “É só comparar como se você fosse dormir com um pijama apertado, provavelmente você vai se incomodar e terá dificuldades para dormir enquanto não tirar o pijama”, observa Tadeu Fernandes.

O pediatra orienta que as mamães não coloquem suas bebês para dormir com a faixa de cabelo devido ao risco de sufocação. Porém, tirando a hora do sono, Tadeu afirma que o uso da faixa de cabelo não causa riscos para as bebês. “Só não use a faixa muito apertada, evite as versões elásticas que apertam muito”, conclui o homem.

PUBLICIDADE

Os bebês são inteligentes e em alguns momentos, darão sinais de que a faixa está incomodando e interferindo em outros sistemas do corpo.

Sinais que o bebê dá:

– Se movimenta muito para tirar a faixa;

– Muda o comportamento podendo ficar inquieto ou sonolento;

– No dia que usa a faixa, dorme mal;

PUBLICIDADE

– Alteração do funcionamento do sistema gastrointestinal;

– No dia que usa a faixa, aumenta o refluxo gastroesofágico.

Observe seu bebê e você saberá o que lhe causa ou não incomodo.