Curiosidades

Saiba o triste significado dessa borboleta roxa encontradas nas maternidades de hospitais

Para que outros pais não passassem pela mesma situação, o casal criou uma campanha de arrecadação de fundos, para confeccionar esses adesivos.

Antes de saber o significado dessa borboleta, conheça a história dessa mãe que passou por um pesadelo e a partir disso resolveu ajudar outras mães que estão passando pelo que ela passou.

PUBLICIDADE

Milli Smith é uma mãe que não estava tendo um dos melhores dias. Ela tinha acabado de dar à luz a sua bebê chamada Callie, Milli estava visivelmente cansada e enquanto aguardava a alta para finalmente ir pra casa, observava sua filha dormindo profundamente em sua bercinho.

No mesmo quarto havia uma mãe que tinha acabado de dar à luz aos gêmeos e também parecia muito exausta. Essa mulher mãe dos gêmeos se aproximou de Milli, para compartilhar de sua recém experiência em ser mãe e resolveu puxar assunto.

Ao olhar para a bebê Callie dormindo no berço, teve a infelicidade de dizer a frase: “Você tem tanta sorte por não ter gêmeos…”.

PUBLICIDADE

Ela nunca poderia imaginar quanto aquelas palavras deixaram Milli muito triste e ela não se conteve e saiu chorando do quarto, sem explicar o que havia acontecido. Na verdade, ela já havia sido mãe de gêmeos… Há poucas horas antes de ouvir o que aquela mulher falou à ela.

A perda da filha

Ainda no início da gravidez, Milli e seu esposo Lewis Cann já souberam que iam ter lindas bebês gêmeas, mas isso já estava sendo esperado pelo casal, já que a família de Milli possuem grande incidência de gêmeos.

No entanto, ao mesmo tempo em que ficaram felizes com a notícia, também entraram em um estágio de preocupação, porque muitos dos casos de gêmeos em sua família, apenas um bebê sobrevivia, devido a uma rara condição genética de sua família..

E para infelicidade do casal, os médicos confirmaram aquilo que eles mais temiam. Uma de suas filhas que já tinham até seu nome escolhido a pequena Skye, não sobreviveria. Ela havia desenvolvido uma doença chamada anencefalia, que faz com que parte do cérebro não se desenvolva corretamente.

PUBLICIDADE

Os médicos alertaram aos pais que Skye viveria por apenas algumas horas ou poucos dias depois do nascimento. Milli e Lewis sofreram muito com a triste notícia, mas sabiam que precisariam seguir firmes para que Callie se desenvolvesse da melhor forma possível.

“Nós dois ficamos arrasados. Sabendo que eu tive que carregar ambos os bebês a tempo, então me despedir logo depois, foi muito difícil. Lidar com isso e se preparar era difícil. Mas quanto mais falávamos a respeito, mais prontos estávamos. Eu aproveitei minha gravidez e fiquei ansiosa para conhecê-las”. Contou Milli.

Embora os pais já estivessem preparados, ainda foi muito difícil, no dia do nascimento das gêmeas, Milli não desgrudava de Skye. Ela queria aproveitar cada segundo com sua bebê, mas no último momento, decidiu que ela não deveria partir antes de conhecer a irmã Callie. Foi então que pediu para que os enfermeiros a colocassem junto da incubadora da irmã, e ali, juntas Skye faleceu.

PUBLICIDADE

O significado da borboleta roxa

Embora Milli tivesse ficado arrasada com o que aquela mãe lhe disse ela sabia que não o fez por mal, a mulher não tinha conhecimento do que havia acontecido com aquela mãe. No entanto, aquela situação delicada fez com que os pais de Callie e Skye se atentassem para algo importante.

Perceberam que, embora os hospitais tenham um tratamento especial para aqueles que perdem um filho, os outros pacientes e até mesmo alguns enfermeiros podem não ter consciência do ocorrido. Decidiram então criar algo que pudesse honrar um bebê falecido e fazer com que outras pessoas reconhecerem a situação de forma respeitosa e gentil.

“Nenhum dos outros pais sabia o que havia acontecido ou algo sobre Skye. O comentário foi completamente inocente e mais humorado. Mas quase me quebrou. Eu corri para fora do quarto em lágrimas e ninguém entendeu. Eu não tive coragem de contar o que havia acontecido. Um adesivo simples teria evitado toda essa situação”, disse Milli.

Para que outros pais não passassem pela mesma situação. o casal teve a ideia de criar uma campanha de arrecadação de fundos, para confeccionar adesivos com desenho de uma borboleta roxa, que identificariam a perda de uma bebê gêmeo.

Milli luta para que os hospitais adotem cada vez mais o uso desse símbolo, ajudando pais a não passarem pelo mesmo que ela. Acredita que além de informar outras famílias, ainda ajudaria a conscientizar funcionários do próprio hospital, visto que sempre tem contato com muitas pessoas e podem não se lembrar do que aconteceu em cada caso.

Os adesivos de borboleta podem fazer a diferença na vida das famílias que enfrentam um luto. Mas daí também pode surgir uma fonte para levantar recursos que podem ser destinados a grupos de apoio e entidades do tipo.

E então pessoal, o que acharam da ideia? Pode realmente ajudar muitas famílias, não é mesmo?