Para evitar uma gravidez as mulheres fazem uso de contraceptivos. O uso deste tipo de medicamento é aderido a rotina das mulheres quando ainda são meninas, logo após a primeira menstruação. Geralmente, levadas pelas mães, os ginecologistas orientam a importância do uso.
É de conhecimento popular os motivos que levam os profissionais da saúde a indicarem o uso dos contraceptivos, mas o que poucos sabem, são as mudanças que ocorrem em seu organismo após parar de fazer o uso deste medicamento.
Para esclarecer quais são estas mudanças, reunimos neste artigo alguns efeitos que ocorrem em decorrência disto. Veja abaixo:
1- Cólicas mais fortes
Sim, após parar o uso do contraceptivo é comum que as cólicas aumentem no período menstrual, isto ocorre por conta da variação hormonal sofrida pelo organismo.
2- Região Íntima mais úmida
Com o uso do medicamento o efeito é reduzir secreções para suprir a ovulação, porém, quando se para de fazer uso a região tende a ficar mais úmida e a lubrificação melhora.
3- Aumento da Libido
Parar o uso do medicamento auxilia muito no aumento da libido, isto porque o corpo passa a não receber mais hormônios que causam a diminuição da mesma.\n\n4- TPM a mil
Sim, um dos efeitos mais notórios ao parar com o uso dos contraceptivos é o aumento da TPM, ou melhor, não é que aumente, mas consumindo o medicamento, ela diminui, e não ingerindo o mesmo, tende a acabar voltando.
5- Alteração de peso
Devido a variação hormonal é comum que as mulheres sofram com isso, para algumas o efeito é emagrecimento, e para outras o efeito é o aumento de peso.
Vale lembrar que essa alteração um pouco após parar de ingerir o contraceptivo é totalmente normal, e não há nada de preocupante nisto.
6- Acnes e oleosidade
Após interromper o uso dos contraceptivos, é comum que pessoas que sofriam com espinhas no rosto e corpo acabem tendo os problemas novamente. Isto porque, a variação hormonal pode causar aumento da oleosidade do corpo.
7- Use outro método contraceptivo (caso seu desejo seja de não engravidar)
Vale lembrar que mesmo que você use o medicamento por anos não vai prolongar a eficácia do mesmo, então caso não seja dos seus planos engravidar, use outros métodos contraceptivos.