O mundo do cinema está entristecido. Faleceu nesta quinta-feira, dia 14 de outubro, aos 72 anos de idade, o ator Robbie Contrane, que ficou famoso por dar vida para o personagem Hagrid na saga Harry Potter.
O veterano das telonas, que não teve a causa do óbito divulgada, passou os seus últimos dias internado em um hospital na Escócia.
A notícia sobre o falecimento de Robbie Contrane foi confirmada pela assessoria de imprensa do famoso para o portal estadunidense The Hollywood Reporter.
Além do memorável papel em Harry Potter, o artista também atuou em outros vários clássicos de bilheteria, a exemplo de James Bond e Flash Gordon.
Robbie Contrane nasceu em 30 de março de 1950 na cidade de Glasgow, localizada na Escócia. Desde jovem começou a se interessar pelas artes visuais, formando-se na área ainda muito cedo.
O início da carreira foi marcado por muitas dificuldades e, sem grande espaço, abandonou temporariamente o ramo para se dedicar à carreira da comédia em Edimburgo.
Nascido Anthony Robert McMillan, Robbie Contrane adotou este nome artístico em homenagem ao famoso saxofonista John Coltrane.
À época da mudança, o artista passou a investir forte em sua carreira de ator, ganhando oportunidades para atuar em séries como Keep It in the Family, de 1980; e Blackadder, de 1983. Nessa época, o famoso expôs à imprensa os problemas que enfrentava com o alcoolismo.
Ele também atuou como protagonista em Freiras em Fuga (1990) e Querem Matar o Papa (1991).
Mais tarde, daria vida ao personagem Valentin Dmitrovich Zukovsky em 007 contra GoldenEye, de 1995; e 007 – O Mundo não é o Bastante, de 1999.