Curiosidades

Quer controlar os níveis de açúcar no sangue? Veja 10 alimentos que contribuem para isso

Alimentos naturais auxiliam no combate de diabetes.

ANÚNCIOS

Ouvimos sempre falar dos cuidados que devemos seguir para ter uma vida saudável. Dentre estes cuidados, sem dúvida uma boa alimentação é fator determinante da saúde de nosso corpo.

Manter o equilíbrio corporal é fundamental para viver bem. Portanto, os níveis de gorduras, açúcares e os demais elementos constituintes do organismo devem estar a níveis da normalidade.

Especialmente o açúcar, que é um dos alimentos querido por muitos. Elemento fundamental que nos fornece energia, deve ser consumido sem excessos.

É de conhecimento de todos que existem vários alimentos que podem aumentar o nível de açúcar no sangue e como consequência disso, temos a diminuição da imunidade e o aparecimento de uma série de problemas de saúde.

Geralmente o desequilíbrio provocado pelo excessivo consumo do açúcar pode ser revertido com uma simples mudança de hábitos e a introdução de alimentos que ajudam no restabelecimento dos níveis glicêmicos no organismo.

ANÚNCIOS

Separamos para vocês uma lista de 10 alimentos aliados na redução do excesso de açúcar no sangue.\n\n

1 – Cebola

Alimento poderoso e nutritivo, além de ser fácil de achar. Mas que nem sempre agrada a todos os paladares. Suas propriedades vão desde ações antimicrobianas, a um potente aliado de quem está tentando emagrecer.

Previne à diabetes e fortalece o sistema imunológico, o que evita infecções.

ANÚNCIOS

Estudos realizados em ratos demostraram significativos resultados na diminuição dos níveis de açúcar nestes animais, o próximo passo é realizar mais pesquisas para provar este resultado também no organismo humano.

2 – Aveia

Possui vários nutrientes benéficos para o corpo, como fibras, magnésio, ômega 3 e acido fólico. E também propriedades de natureza vegetal: flavonoides e lignanas, que auxiliam na prevenção de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e colesterol alto. Por todas estas propriedades presentes neste grão, faz com que seja fundamental para a prevenção e controle do diabetes.

3 – Estévia

Pouco conhecida, esta planta possui em suas folhas um princípio adoçante natural muito potente, que é uma alternativa saudável para o açúcar. Sendo indicado para pessoas que são diabéticas. Uma dica, depois de higienizada, é mastigar as folhas desta planta para diminuir a vontade de consumir doces.

4 – Alho

O alho já é bem conhecido e aceito na culinária brasileira; além de acrescentar sabor aos alimentos, tem o poder de diminuir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo II.

ANÚNCIOS

5 – Manteiga/pasta de amendoim

Se consumida após as refeições, tem o poder de reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Ótima opção para quem é diabético, supera inclusive o próprio amendoim, pois é rica em proteínas e em óleos saudáveis.

Porém, NÃO abuse!

6 – Limão

Muito versátil, pode ser utilizado das mais variadas maneiras. Pode ser ingerido com água em jejum, ou beber o suco após as refeições. Ainda como tempero para as saladas, ou peixe. O seu uso regular reduz o nível de glicose no sangue.

7 – Vinho tinto

Embora seja saudável, deve se ter moderação em seu uso, o excesso pode trazer malefícios para a saúde.

Age no organismo evitando que os intestinos absorvam glicose, reduzindo assim os níveis de açúcar no sangue.

8 – Ovos

O consumo de duas unidade no café da manhã, auxilia no controle do apetite, pois dá a sensação de saciedade. E assim, controla o apetite e a necessidade de alimentos adocicados.

9 – Vinagre de maçã

Ótimo ingrediente para evitar o aumento de açúcar no sangue e melhorar a absorção da insulina pelo organismo. Trazendo resultados fantásticos para os pré-diabéticos e os já diabéticos.

Paro o uso diário, faça assim: dose uma ou duas colheres (sopa) de vinagre em um copo de água e beba antes da refeição. Ou se preferir, use em molhos e sopas. Podendo também ser usado como molho de salada quando misturado com um pouco de azeite.

10 – Chocolate amargo

Pode ser consumido desde que seja na versão amargo, puro, a partir de 75% de cacau.

Ele ajuda a controlar o açúcar e aumenta a absorção da insulina, além de reduzir a pressão alta e melhorar o fluxo de sangue na corrente sanguínea.

Mas, não exagere no consumo!

Sobre o Autor