Na noite desta última sexta-feira (4), um jovem policial militar veio a falecer após um acidente de moto durante uma perseguição na Vila Prudente, zona leste de São Paulo.
Quando as autoridades chegaram ao local, um dos oficiais percebeu que o agente acidentado e sem vida era, de fato, seu próprio filho. A tragédia causou comoção entre os colegas de profissão e familiares do policial.
Leonardo de Souza Pires, de 26 anos, atuava como soldado no 19º BPMM (Batalhão da Polícia Militar Metropolitano). Há aproximadamente um ano, ele solicitou a transferência para a 1ª Companhia do 8º BPMM para trabalhar ao lado de seu pai, que está prestes a se aposentar.
Essa decisão foi tomada com o objetivo de compartilhar momentos profissionais e acompanhar o encerramento da carreira de seu pai na instituição.
Por volta das 20h25, na zona leste da capital paulista, Leonardo e o cabo Jorge Silva Araújo, realizavam um patrulhamento de moto. Durante o percurso na rua Antônio de Barros, no Tatuapé, avistaram uma motocicleta preta, ocupada por dois homens com atitudes suspeitas.
Ao tentar fazer uma abordagem, os ocupantes da moto não acataram a ordem de parada, dando início a uma prolongada perseguição, que contou com o apoio de viaturas do 21° Batalhão. A fuga atravessou as avenidas Vereador Abel Ferreira, Sapopemba e Vila Ema.
Quando os policiais chegaram à avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello, Leonardo acabou colidindo com a traseira de uma motocicleta, que não tinha qualquer relação com os suspeitos, os quais conseguiram fugir.\n\nO condutor da moto atingida pelo PM caiu, batendo a cabeça na guia, resultando em escoriações leves pelo corpo. Por outro lado, o jovem soldado foi arremessado e bateu a cabeça em um poste de iluminação, sofrendo intenso sangramento e perdendo a consciência.
O boletim de ocorrência informou que a equipe do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) foi acionada e Leonardo foi levado de ambulância ao pronto-socorro mais próximo.
Na unidade de saúde, o PM soldado sofreu uma parada cardiorrespiratória, levando à realização de 14 ciclos de reanimação. Infelizmente, a vítima não resistiu aos ferimentos e veio a falecer. Ele deixa a esposa.
O caso foi registrado como desobediência e homicídio culposo na direção de veículo automotor no 56° Distrito Policial, na Vila Alpina. A Polícia Militar emitiu um comunicado lamentando a morte do soldado. O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, também se pronunciou sobre o ocorrido nas redes sociais.
Dia triste para todos nós da segurança pública. Mais um herói que se vai enquanto defendia a sociedade. Durante acompanhamento de indivíduos que fugiram da abordagem, o Soldado Pires sofreu um acidente e morreu. Que Deus conforte os familiares e amigos. pic.twitter.com/Vwf0TdtyXu
— Guilherme Derrite (@DerriteSP) August 5, 2023
Não há notícias se os suspeitos foram encontrados ou identificados.