As aulas já começaram e começam também o problema com os piolhos, mas será que realmente os piolhos preferem a cabeça das crianças?
As crianças são vítimas mais atraentes para os piolhos porque têm um contato físico muito maior entre si, principalmente em creches e escolas. Nesses locais é bastante comum, por exemplo, a garotada dividir bonés, pentes, escovas, almofadas… Como entre os adultos esse contato entre várias pessoas é menor, os insetos não se propagam com tanta facilidade. Por isso, essa praga, que costuma ser um problemão durante a infância, quase sempre some da vida de quem vai ficando mais velho. “Além disso, as crianças são geralmente menos sensíveis e não percebem que estão sendo picadas, o que facilita a infestação e retarda o tratamento”, afirma o biólogo Carlos Fernando Andrade, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Alguns especialistas acreditam que as crianças podem exalar determinados hormônios, chamados cairomônios, que atrai mais o piolho, mas isso ainda não está comprovado.
Os piolhos preferem ambientes estivais e “é natural que o tempo quente propicie melhores condições para a eclosão dos ovos”, explicou o médico ao Observador. As fêmeas do piolho colocam dezenas de ovos junto ao couro cabeludo, onde a cabeça está mais quente. Esses ovos são as lêndeas. Quando o ano letivo começa, o ambiente ainda está quente e isso facilita a eclosão dos piolhos porque os ovos sobrevivem muito mais facilmente. Mas também é preciso estar atento durante as épocas mais frias: “Nos meses frios as crianças estão mais juntas, brincam mais umas com as outras com contacto corporal”, indica Mário Cordeiro.
3 passos para eliminar piolhos e lêndeas naturalmente
1. Lavar a cabeça com vinagre
O primeiro passo é lavar o cabelo com uma mistura de vinagre e água morna no couro cabeludo. Isso porque o produto possui propriedades que matam e eliminam piolhos e lêndeas.
Ingredientes
- 1 copo de vinagre de sidra ou de maçã
- 1 copo de água morna
Modo de preparo
Misturar um copo de vinagre com um copo de água morna. Depois, espalhar esta receita em todo o couro cabeludo e cobrir o cabelo com uma touca, deixando agir por aproximadamente 30 minutos.
2. Mistura de óleos essenciais
O segundo passo é aplicar diretamente no couro cabeludo uma mistura de óleos essenciais e deixar agir por cerca de 20 minutos, usando uma touca.
Ingredientes
- 50 ml de óleo de coco
- 10 ml de óleo essencial de malaleuca
- 10 ml de óleo essencial de ylang ylang
- 50 ml de vinagre de maçã
Modo de preparo
Basta misturar todos os ingredientes e aplicar diretamente sobre o couro cabeludo e deixar atuar durante 20 minutos.
3. Pente fino comum ou eletrônico
O 3º passo é passar um pente fino comum em todo cabelo separando mexa por mexa de cabelo, se certificando de que todo cabelo é penteado dessa forma. Mas uma estratégia ainda mais certa na eliminação dos piolhos é usar um pente eletrônico, que deve ser usado com o cabelo seco.
Este pode ser comprado nas farmácias, drogarias ou pela internet. Esse pente emite um som contínuo enquanto está ligado e um som mais intenso e mais alto ao encontrar um piolho. Ele emite uma frequência de ultrassons que não são percebidos pela pessoa, mas que é suficiente para matar os piolhos.
Esses 3 passos para eliminar os piolhos devem ser repetidos 7 dias após a primeira aplicação.
Gostou das dicas? Deixe seu comentário!