Todo mundo provavelmente sabe que o marido de Ivete Sangalo, o nutricionista Daniel Cady, é o grande responsável pela alimentação da cantora, cuidado que reflete em sua saúde e também em sua boa forma física. Daniel adora compartilhar dicas em sua conta no Instagram, o especialista ensina dicas do seu dia a dia na cozinha para facilitar o preparo de refeições equilibradas. Por isso, ele resolveu aceitar as sugestões e ensinar como fazer um dos purês vegetais mais nutritivos e energéticos: o de banana da terra.
Vamos conhecer um pouco os benefícios da banana na dieta
A Banana é reconhecida por trazer inúmeros benefícios á saúde e ao corpo. Por ser considerada um superalimento por ser rica em carboidratos, vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Tem grande concentração de potássio, magnésio, ferro, vitaminas, além de fibra alimentar e composto fenólicos.
Apesar de conter um valor calórico relativamente alto, a banana da terra é capaz de prevenir o envelhecimento precoce, ela também fornece energia para prática de atividades físicas e assim evitar a fadiga muscular durante o treino, além de proporcionar a sensação de prazer e bem-estar. Por todos esses motivos que acabamos de contar, o purê de banana é o acompanhamento perfeito para proteínas como carnes de cortes magros, frango e peixe.
Vamos aprender a fazer o purê de banana da terra?
Segundo Daniel Cady marido de Ivete Sangalo, o grande segredo para o preparo do purê de banana da terra é saber escolher a banana no ponto certo. Nem tão madura de forma que a casca esteja empretecida, nem esverdeada como é bastante comum se preparar a banana da terra frita ou assada.
Cozinhe pedaços graúdos da fruta em fogo baixo, com casca e tudo, em uma panela com um fundinho de água. Não precisa acrescentar sal. Quando perceber que ela encolheu em relação ao diâmetro da casca, desligue o fogo.
Descasque e bata a fruta escorrida no liquidificador até virar um creme homogêneo. Leve a massa para a panela e mexa sempre com uma colher de pau para não grudar no fundo. Dê o ponto que desejar, lembrando que o purê fica mais adocicado quanto mais tempo você o reduzir na panela. Não é necessário salgar ou temperar, somente se preferir.