Os laxantes químicos são amplamente usados pelas pessoas, mas muitos de nós esquecemos que esses tipos de medicamentos podem nos fazer sentir efeitos colaterais. Por isso, é importante saber fazer um laxante natural para tratar prisão de ventre.
Muitas pessoas sofrem com problemas digestivos, entretanto, a maioria das queixas atualmente concentra-se na prisão de ventre.
Problemas intestinais podem diminuir o metabolismo do órgão intestinal, o que retarda a digestão e a prisão de ventre, uma vez que resíduos ficam retidos no cólon e podem alterar a flora intestinal.
Ao longo dos anos todas essas toxinas que se acumulam no retro podem servir de estimulo para o desenvolvimento de um câncer intestinal. E não é so isso, geralmente que tem o intestino preso, desenvolve facilmente a obesidade.
Sintomas como dores de barriga, gases constantes e inchaço podem ser resultados de mau funcionamento do intestino. Com o tempo os resíduos retidos no cólon desidratam o que endurece as fezes e dificulta ainda mais a resolução desse problema.
Sem dúvida alguma, a prisão de ventre é um dos problemas mais incômodos que podemos passar, apesar de não ser tão grave, como outros problemas de saúde.
O desconforto de um intestino preso e a sensação das fezes parada dentro do cólon, é realmente algo muito desconfortável e detalhe: além dos desconforto, geralmente o ventre fica levemente inchado.
Nesse sentido, é importante optar pelo uso de um laxante natural, uma vez que o organismo precisa manter o equilíbrio da flora intestinal para evitar o surgimento de doenças mais graves.
Abaixo, confira cinco receitas de laxante natural que além de ajudar a melhorar sua digestão, são agradáveis ao palato e fáceis de fazer.
1. Suco de banana e figo
Os figos contêm fibras dietéticas que ajudam a estimular os movimentos de eliminação de fezes do intestino durante a digestão. Além disso, a banana também contém fibras que auxiliam nessa eliminação. Essa combinação de fibras é especialmente benéfica para a região do intestino grosso.
Ingredientes
1 banana madura
3 figos frescos ou secos
1 colher de sopa de mel
½ copo de água
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura bem uniforme. Para aliviar a prisão de ventre, consuma esse laxante natural todas as noites antes de dormir, até que o problema da prisão de ventre seja resolvido.
2. Suco de aloe vera e mel
O suco de aloe e vera é considerado um laxante natural poderoso, pois controla a quantidade de suco gástrico produzido pelo estômago, além de ajudar a controlar qualquer inflamação. Em combinação com o mel, ajuda a manter o equilíbrio da flora bacteriana, responsável pela transformação do bolo alimentar.
Ingredientes
½ copo de água
6 colheres de sopa de gel de aloe vera
Uma colher de sopa de mel
Modo de preparo
Comece extraindo o gel de aloe vera. Misture todos os ingredientes no liquidificador e bata até conseguir uma mistura uniforme. Beba antes do café da manhã por duas semanas.
3. Suco de maçã e mamão
O mamão possui enzimas digestivas que ajudam na digestão dos alimentos. A maçã, por sua vez, possui fibras, necessárias ao movimento digestivos dos intestinos. Por conta disso, a combinação entre maçã e mamão é um laxante natural muito eficaz e que confere energia extra para o corpo, devido aos seus açúcares naturais e o fundamental: estimula o bom funcionamento do intestino.
Ingredientes
1 maçã verde
½ copo de água
3 fatias de mamão maduro
Uma colher de sopa de mel
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e misture até conseguir uma bebida homogênea. Por duas semanas, consuma a bebida todos os dias em jejum, ou como parte do seu café da manhã.
4. Suco de laranja e kiwi
O kiwi produz uma enzima chamada de actidinina que serve para melhorar a mobilidade intestinal. Em combinação com as fibras contidas na laranja, esse laxante natural pode ser muito eficaz no alívio da prisão de ventre.
Ingredientes
Suco de 5 laranjas
4 kiwis
Modo de preparo
Bata no liquidificador o suco das laranjas e os kiwi’s descascados e cortados em pedaços. Misture tudo até obter uma mistura homogênea. Sirva sem coar, e procure beber o mais rápido possível para aproveitar melhor as propriedades do suco. Beba o suco meia hora antes do seu café da manhã.
5. Suco de sementes de linhaça e pera
Os ingredientes desse laxante natural atuam como probióticos no cólon, pois servem de alimento para os micro-organismos que compõem a flora intestinal.
Além disso, as sementes de linhaça e a pera tem alto teor de fibra solúvel e antioxidantes, muito benéficos e necessários à digestão.
Ingredientes
½ copo de água
2 peras
1 colher de sopa de semente de linhaça
Modo de preparo
Corte as peras em pedaços e bata no liquidificador com os outros ingredientes. Não é necessário tirar a casca das peras. Quando conseguir uma mistura uniforme, beba sempre em jejum. Procure consumir esse laxante natural até três vezes por semana.
Gostou das receitas? Aproveite as alternativas de laxantes natural para melhorar sua digestão e evitar possíveis efeitos colaterais do uso excessivo de laxantes comerciais.