Em regiões que possuem estações ferroviárias antigas ou ainda fazem uso de trem como meio de transporte e locomoção, é um padrão entre elas possuírem pedras entre os trilhos.
Você já se perguntou para que servem essas pedras? As pedras de granito ou calcário desempenham um papel fundamental para o bom funcionamento desse tipo de transporte.
Elas são as responsáveis pela distribuição do peso sobre os trilhos, o que garantem a estabilidade e o alinhamento dos trilhos, por onde podem chegar a passar toneladas sem deforma-los, o que poderia causar um terrível acidente.
Além disso, os lastros, popularmente conhecidos por pedrinhas, também faz a função de drenagem. Já reparou que independente das chuvas, onde tem os lastros nos trilhos, não há acúmulo de água?
Isso porque eles facilitam a passagem da água pelo local, impedindo a formação de poças e lama. Essa função consegue garantir melhor durabilidade dos trilhos.
A água empossada seria facilmente a causadora de deterioração dos trilhos através do processo de oxidação de peças importantes que fazem parte do uso e manutenção dos trilhos.
Os lastros são também utilizados como uma opção para a diminuição dos ruídos. Eles são capazes de absorver grande parte do barulho causado pelo atrito dos trens percorrendo pelos trilhos com cargas de grande porte.
Seu uso também é algo considerado sustentável, por ser considerado ferramenta reutilizável quando necessária a reinstalação para atender outros padrões ou utilizados em outros trechos.