Quem nunca teve de dar adeus a uma roupa que tanto ama por causa dos terríveis mofos? Seja um casaco, uma calça ou uma peça com valor sentimental. Roupas que ficaram muito tempo guardadas são vítimas frequentes deles.
Uma das dicas iniciais é após a lavagem, se certificar de que a peça secou 100%. O perigo de guardar roupa úmida ou parcialmente molhada nem que seja em algum cantinho da peça, já é o suficiente para desencadear a proliferação dos fungos.
Além da mancha interminável, os fungos também são capazes de deixar ele cheiro característico do que conhecemos como ”cheiro de mofo”. Mas existem algumas técnicas para driblar esses problemas.
Faça do bicarbonato de sódio seu aliado. Uma xícara de bicarbonato na mistura da lavagem é o suficiente para remover as manchas e o mau cheiro que também desperta reações alérgicas.
O próximo item fica armazenado na cozinha. O vinagre branco é outro forte combatente dos fungos. Ao contrário do que se imagina, o cheiro do do vinagre não irá impregnar nas suas roupas, então pode encher uma xícara e adicionar enquanto estiver no modo regular.
Por último, não menos importante, o sol e ar fresco também podem ser os heróis de suas peças queridas. Expor as peças ao sol, os fungos não possuem resistência contra os raios ultravioletas. Além disso, não dispense também alguns produtos comerciais que podem auxiliar nessa luta contra o inimigo ”invisível”.