Curiosidades

Parthenocarpy: Descobrindo a reprodução de frutas sem sementes

O modelo de reprodução além de curioso é o mecanismo natural que ajuda na agricultura

ANÚNCIOS

Plantar é um hábito que pode ser definido como algo relaxante e se torna até mesmo uma profissão no ramo das frutíferas. Com sementes ou ”mudas”, a plantação vai ganhando forma e cada vez mais novos integrantes.

Mas parando para pensar naquelas plantas que dão fruto sem sementes, como elas fazem para se reproduzir? Não é através de mágica. A natureza também tem seus belos truques que são explicados pela botânica.

Partenocarpia (Parthenocarpy) é o nome dado a reprodução natural ou induzida artificialmente para a reprodução de frutos que se desenvolvem sem as sementes.

Esse é o caso da banana. O óvulo do fruto não é fecundado. Essa condição é uma forma natural da genética da fruta e também pode ser feita através de alterações hormonais.

A reprodução pode ser feita de maneira vegetativa, onde a planta originária, a mãe, através do estolhos ou rizomas, são capazes de originar outras da mesma espécie.

ANÚNCIOS

Para a indústria alimentícia, a prática, natural ou induzida, é dada como algo positivo, já que há um aumento expressivo na procura por alimentos sem sementes.

Separadamente da forma natural, a reprodução por indução tornou- se interessante para o futuro tecnológico, mas é algo preocupante. Pois a reprodução de plantas sem sementes implica diretamente com a classe dos animais polinizadores ou de animais de dependem de sementes para se alimentarem.

Com isso, o aumento de pragas pode se tornar considerável sem a presença desses animais.

ANÚNCIOS

Sobre o Autor

Paula Silva

Escritora, mundo dos famosos com notícias atualizadas, notícias de atualidades sobre dia a dia e atualizações úteis para para aprender