Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o primeiro sintoma de gravidez não é apenas o atraso menstrual. Na verdade, há sinais de gravidez que se manifestam antes mesmo do atraso. Após 12 dias da fecundação, já pode haver o primeiro sintoma!
Listamos abaixo 9 dos principais sintomas de gravidez:
1. Inchaço das mamas
Comum no período pré-menstrual, os incômodos e inchaço das mamas podem ser os primeiros sintomas de gestação e podem também ser confundidos com a TPM. O desconforto ocorre pelo aumento da produção de progesterona, que ocorre quando o embrião se prende na parede uterina.
2. Sonolência
A progesterona causa também a sonolência. Um dos sintomas mais comuns é o sono, principalmente os fora de hora.
3. Enjoos e tonturas
O HCG, principal hormônio da gravidez, é um grande causador deste sintoma típico da gestação. Náuseas e tonturas são sempre alerta para uma possível gestação.
4. Cólicas
O período de implantação do embrião no útero pode causar desconforto e cólicas parecidas com as da menstruação, podendo ocorrer um pouco de sangramento, nada excessivo.
5. Olfato apurado
Grávidas ficam com o olfato mais apurado durante a gestação, e é comum no comecinho a mulher sentir de longe cheiro de perfumes e/ou comidas azedas, etc.
6. Dores de cabeça
A turbulência de hormônios durante a gravidez pode causar as cefaleias, famosas dores de cabeça, isto porque aumentam além dos hormônios, o fluxo sanguíneo do cérebro.
7. Mais flatulências
Novamente os hormônios são os causadores, causando uma digestão mais lenta e prisão de ventre, aumentando assim a produção de gases, fazendo com que a mulher sinta mais vontade de soltar gases e arrotos.
8. Alterações de humor
Sim, é igual na TPM, mas na gravidez a alteração de humor é ainda maior, pela questão de terem ainda mais hormônios em função. A mulher pode sentir diversos sentimentos e alterar seu humor muito rapidamente, do choro a alegria, emoção e ansiedade, é um misto de sensações.
9. Atraso da menstruação
O sintoma principal da gestação é o atraso menstrual. Quando atrasa a menstruação é comum que a mulher já desconfie que há um “serzinho” vindo ao mundo.
E o xixi que todos tanto falam… Ao contrário do que muita gente pensa, urinar com maior frequência não é um sintoma do início de gestação. Isto porque isso só acontece a partir da oitava semana, que é quando o útero aumenta e pressiona a bexiga da mamãe.