No ano de 2020 o mundo foi atravessado por uma situação que paralisou a população: a pandemia da COVID-19. O vírus mortal chegou a fazer milhões de vítimas em menos de uma semana em diversas partes do mundo.
Atualmente, a população recebeu a imunização contra o vírus, mas durante dois anos foram dias em que a população se protegia com o uso de máscaras, álcool 70% e isolamento social na tentativa de não contrair o vírus.
Algumas pessoas chegaram a contrair o coronavirus e sofrer com seus sintomas a longo prazo. É que se chama ‘Covid longa’, pela cardiologista Valéria Braile que conversou com a CARAS Brasil sobre o que é, os sintomas e tratamento da doença.
“O Long Covid [ou Covid longa], é uma situação que existe e nem é tão infrequente, aliás, várias outras doenças também apresentam-se dessa forma arrastada, como dengue, chicungunha, malária, entre outras. Quando você pensa que está livre daquele mal, de novo voltam sintomas“, explica Valéria.
Entre os sintomas da covid longa estão dores, baixa imunidade, cansaço e perda de memória. Valéria também destaca que a doença também pode ser a responsável por problemas psicológicos.
Para Valéria, o tratamento não é específico, mas requer um acompanhamento de profissionais de psicologia e fisioterapia para atuarem diretamente na recuperação do pulmão e boa reabilitação dos músculos em pacientes com sintomas persistentes. Além disso, um diagnóstico preciso é fundamenta para que a doença seja tratada da maneira correta.