Curiosidades

O amor tem 5 fases e a maioria dos casais se separam na 3ª

Psicólogo explica que existem cinco fases para quem está vivendo em um relacionamento

Para algumas pessoas falar a respeito do amor é algo complicadíssimo. Mas, na verdade, esse assunto é mais descomplicado do que parece.

PUBLICIDADE

O amor é um lindo sentimento com o poder de unir corações independentemente de suas etnias ou classes sociais.

É muito comum que as pessoas sonhem em encontrar o verdadeiro amor da sua vida.  Mas, a questão é: ‘será que todas as pessoas possuem maturidade suficiente para conseguir enfrentar de cabeça erguida todas as mudanças que comumente acontece com o amor ao longo dos anos?”

PUBLICIDADE

É exatamente sobre esse assunto que o renomado psicólogo Jed Diamond abordou e fez algumas explicações. O estudioso renomado contou que o amor passa por cinco fases, mas ressaltou que a maioria dos casais rompem quando estão enfrentando a terceira fase.

Primeiro estágio do amor

PUBLICIDADE

Esse estágio é aquele marcado por paixão e amor. Muito comum que esses sejam os traços do início de uma relação. Os dois estão envolvidos e aflorados com os ‘hormônios do amor’. Por esse motivo ficam com as emoções em alta. Tudo que um faz pelo outro é visto como ‘mágico’. Aproveite muito a primeira fase.

Segundo estágio

Nessa fase, ambos já começam a sentir uma ‘calmaria nas emoções’ e começam a olhar para o relacionamento de uma forma mais madura. Isso não é um sinal ruim. Na verdade, é um bom sinal, significa que o casal amadureceu junto e isso tende a fortalecer a relação de amor entre eles. Embora os casais que estão passando por esse estágio esperam que seus relacionamentos durem para sempre, é bom lembrar que ainda falta mais 3 estágios.

Terceiro estágio

PUBLICIDADE

Conhecido como o mais perigoso, é nesse estágio que a maioria dos relacionamentos chegam ao fim. Seja por falta de compreensão ou por falta de maturidade de um pelo outro. Os pequenos desentendimentos começam a se tornar problemas grandiosos. Quando um dos envolvidos na relação percebe que o outro está fazendo tempestade em ‘copo de água’, começa a se perguntar se por acaso está ao lado da pessoa certa.

A pessoa que você conheceu no início do namoro é exatamente a mesma que está do seu lado. O que está faltando é maturidade e compreensão de olhar para ela e saber o que está acontecendo. O certo a fazer é chamar o parceiro para uma conversa e tentar identificar a origem do problema, caso contrário o relacionamento chegará ao fim. Nessa fase é preciso ter muita maturidade e compreensão. Só assim será possível avançar para o estágio 4.

Quarto estágio

É exatamente nessa fase, depois de ter superado todos os obstáculos do estágio anterior que o casal ganha força para permanecer juntos. Aqui eles já descobriram que tudo o que eles sentem um pelo outro fará com que eles se tornem capazes de superar tudo.

Quinto estágio

Conhecida como a fase da ‘transformação completa’, o casal que chegou até aqui realmente encontrou a plenitude em seu relacionamento. Os anos que eles caminharam juntos fortaleceu o amor que eles sentiam um pelo outro. Hoje, ambos são pessoas mais compreensíveis e amáveis.