A Polícia Civil de São Paulo foi acionada após um caso de maus-tratos infantil ser denunciado pela própria vítima, uma criança de apenas 11 anos. Desesperada, ela chegou a espalhar bilhetes pelo bairro onde mora.
Por meio de bilhetes, a menina pediu socorro pela vizinhança. Nos recados, ela ainda contava que o irmão, de apenas 8 anos de idade, também era vítima de violência dentro de casa.
Diante dos pedidos de socorro, vizinhos intervieram na situação e acolheram a criança, acionando a polícia militar. As autoridades foram até o local, mas não encontraram a família em casa, por isso a menina foi encaminhada ao Conselho Tutelar.
“[Vizinhos] estavam com uma menina e informaram que a criança alegou sofrer diariamente maus-tratos pelos pais, tendo, inclusive, escrito bilhetes com pedidos de socorro”, explicou, em nota, a SSP-SP.
Segundo informações do Conselho Tutelar, a criança não tem marcas visíveis de violência no corpo, como hematomas, ainda assim o Conselho Tutelar vai manter o acolhimento até que seja apurado o caso.
A mãe, posteriormente, foi localizada e ouvida pelo Conselho Tutelar. Em depoimento, ela negou agressões contra os filhos. A mulher ainda deve ser ouvida pela Vara da Infância.
Em bilhete, menina de 11 anos pede ajuda para vizinhos. Confira: https://t.co/YUNN3w06eg pic.twitter.com/ZhwCvxZDpw
— Polícia Militar do Estado de São Paulo (@PMESP) May 12, 2023
O filho mais novo, de oito anos de idade, não tinha sinais de violência. Por isso, a criança não foi tirada dos pais. A polícia e conselho tutelar devem apurar as denúncias da criança mais velha e determinar se os pais oferecem ou não risco.