Em maio de 2025, Ana Maria Braga revelou aos telespectadores do programa “Mais Você” que enfrentou recentemente um quadro de gripe que evoluiu para bronquite.
Embora a gripe possa parecer uma condição comum, especialmente nos meses mais frios, ela exige atenção redobrada quando afeta idosos, como é o caso da apresentadora, que tem 75 anos.
A situação acendeu um alerta para o público, sobretudo para os mais velhos e seus familiares. Com isso, uma profissional da saúde resolveu falar mais sobre o assunto.
Em entrevista à revista Caras, a médica pneumologista Maria Cecília Maiorano explicou que, em pessoas idosas, quadros gripais como o de Ana Maria podem se tornar bastante graves se não forem tratados com o devido cuidado.
Segundo a especialista, a bronquite em idosos tende a ter uma evolução mais complicada por conta do sistema imunológico naturalmente mais enfraquecido, além de possíveis doenças pré-existentes, como asma, diabetes ou insuficiência cardíaca.
“Nos idosos, a bronquite pode ser mais séria e, se não tratada corretamente, pode evoluir para pneumonia e até para um quadro respiratório grave, que exige internação hospitalar”, explicou Maria Cecília.
Além disso, ela destacou que casos mais críticos podem demandar suporte intensivo, como o uso de oxigênio suplementar ou ventilação mecânica. Em alguns casos, infelizmente, a evolução da doença pode levar ao óbito. “Podem evoluir a óbito”, disse.
Por isso, a médica reforça a importância da prevenção como o melhor caminho. Um dos principais aliados é a vacinação contra a gripe, que ajuda a reduzir consideravelmente os riscos de complicações.
A própria Ana Maria Braga, durante o “Mais Você”, destacou esse ponto e fez um apelo para que todos se vacinem, sendo uma defensora da prática que salva vidas.
Atualmente, a apresentadora está afastada do programa matinal da Globo para se dedicar às gravações do novo reality show “Chef de Alto Nível”, que reunirá chefs profissionais e cozinheiros amadores de diferentes regiões do país.