Curiosidades

Maneira correta de lavar sua calcinha e evitar a proliferação de bactérias

Aprenda como lavar suas calcinhas e ficar livre de infecções desagradáveis.

Toda mulher precisa saber da importância de lavar corretamente suas calcinhas, isso evita a proliferação de bactérias e doenças como a candidíase, a saúde íntima da mulher depende muito de uma boa higiene, do uso de sabonetes apropriados para a região íntima e da lavagem correta das peças íntimas. Nesse artigo iremos falar de algumas regrinhas que você deve seguir na hora de lavar suas calcinhas.

PUBLICIDADE

A peça íntima passa o dia todo em contato direto com a região íntima da mulher e para manter a saúde dessa região é indicado lavar as calcinhas com um sabonete que tenha um pH neutro, geralmente aqueles que usamos em bebês possuem pH neutro.

Não use em suas calcinhas o sabão em pó comum, pois esse tipo de sabão pode alterar o pH da vagina e aumenta a chance de proliferação das bactérias e fungos na região, as calcinhas também devem ser lavadas separadas das outras peças de roupa, você pode até lavá-las na máquina, mas sempre separadas das outras roupas.

PUBLICIDADE

E quanto a lavar a calcinha no chuveiro?

Esse é um costume entre a maioria das mulheres, mesmo que a calcinha seja lavada no chuveiro deve-se prestar atenção ao sabonete adequado, ou seja, do tipo neutro. Ginecologistas concordam que não existe problema algum nessa prática, o que não pode acontecer é esquecer a peça molhada no banheiro, pois essa umidade pode favorecer o crescimento dos fungos e das bactérias na sua calcinha gerando doenças.

PUBLICIDADE

Depois que você lavar sua calcinha de forma adequada, o melhor é colocar para secar em lugar bem arejado, não é necessário passar desde que tenha sido exposta ao sol e local arejado, depois disso você pode guardar em sua gaveta de calcinhas.

O processo da lavagem e da secagem da calcinha é o mais importante. Mesmo que você use protetor diário a calcinha precisa ser lavada mesmo que pareça estar limpa, esse cuidado vai fazer com que sua região íntima seja sempre saudável e livre de doenças incômodas como aquelas coceirinhas insuportáveis da candidíase. Faça isso sempre lavando suas peças dessa forma para que elas também durem mais tempo.