Notícias

Mamografia sem dor chega ao Brasil este ano; também pelo SUS

O novo aparelho reduz o desconforto e é muito mais preciso

Todo mundo já deve saber que o exame de mamografia é o principal procedimento capaz de um diagnóstico preciso e precoce para detectar o câncer de mama ainda em fase inicial.

PUBLICIDADE

Detectar a doença logo no início, facilita o tratamento e aumenta as possibilidades de cura, além de maior probabilidade de manter a mama intacta. A partir da mamografia, pode se localizar com exatidão a localização dos nódulos, assim o oncologista indicará tratamento mais adequado.

No entanto, a maior queixa das mulheres ao realizar o exame de mamografia, é o desconforto causado pela dor. Dessa forma, elas tendem a adiar a realização desse exame, colocando sua saúde em risco.

Por esse motivo e por entender que as mulheres não devem abrir mão desse rastreamento do câncer de mama, e que mediante o avanço da tecnologia pode-se pensar numa solução, Hologic desenvolveu um aparelho mamográfico no qual a sensação de dor e o desconforto é 95% menor que o aparelho atual.

PUBLICIDADE

Além de indolor e confortável, o novo equipamento tem o compressor curvo, o que facilita o posicionamento do seio no local exato a ser examinado, tornando desnecessário apertar ou comprimir os seios contra o aparelho. Para as mulheres com seios avantajados, as condições serão as mesmas e com igual conforto e segurança.

Buscando certificar a eficácia do mamógrafo, 2 mil mulheres foram selecionadas como voluntárias para testar o equipamento, elas se submeteram ao exame de mamografia e asseguraram que em todos os pontos abordados, o sucesso foi certeiro.

Dessa forma, foi reafirmado que a Hologic além de ter fabricado uma máquina que minimiza o desconforto e a dor em 95%, um percentual com ampla vantagem, também demonstrou ser mais potente e eficaz na qualidade e tempo de entrega dos resultados.

Finalmente as mulheres irão fazer suas mamografias com conforto e tranquilidade. Agora só nos resta esperar que os aparelhos atuais sejam substituídos e enquanto isso não acontece, a gente vai se cuidando e prevenindo como pode.

PUBLICIDADE

O importante é fazer o autoexame das mamas e os procedimentos de rastreamento do câncer de mama, anualmente. Vamos fazer nossa parte! Saúde para todos nós.

Sobre o Autor