Curiosidades

Jovem curitibana de 15 anos que possui autismo e uma inteligência fora do comum vai cursar medicina na UFPR

A jovem foi aprovada no curso mais concorrido da instituição, confira

A jovem curitibana Natãmy Nakano, que possui apenas 15 anos de idade mora atualmente em São José dos Pinhais, localizado na Região de Curitiba. Porém, Nakano não vai ficar por muito tempo lá, uma vez que a partir deste ano vai dar início ao curso de medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

PUBLICIDADE

Ela possui o Transtorno de Espectro Autista (TEA) conhecido como Síndrome de Asperger e tais problemas não a impediram de ser capaz de passar no curso mais concorrido da instituição. Natãmy possui altas habilidades além de uma superdotação.

A adolescente surpreende com seus feitos, aprendeu a ler quando tinha apenas 2 anos de idade e conseguiu gabaritar 10 das 14 questões da prova. Seu curso foi matriculado na última terça-feira, dia 22 e tinha data para começar neste último dia 04 de fevereiro.

PUBLICIDADE

Nakano falou sobre sua conquista e ressaltou que todos os sonhos são possíveis com esforço. Lembrou que nenhuma barreira deve impedir um sonho de ser concretizado e que com o esforço se pode conseguir mais do que uma pessoa considerada normal seria capaz.

Ela é filha única e teve uma incompatibilidade sanguínea logo após o seu nascimento. Natãmy poderia ficar em estado vegetativo, porém, acabou recebendo um dom incomum. Andréia Pinchorim, mãe da jovem, diz que sua amada filha é um verdadeiro poço sem fundo de conhecimento.

PUBLICIDADE