Curiosidades

Inspiração; aos 87 anos ela é aplaudida de pé ao receber seu diploma de nutrição

ANÚNCIOS

Sua história realmente emociona, e ela não para por ai, Dona Luísa quer adquirir ainda mais conhecimento e já faz planos para o futuro.

ANÚNCIOS

No mundo que vivemos com tantos jovens desacreditados, que desistem de suas vidas ou perdem o interesse de buscar um futuro, essa história de superação e persistência nos serve como motivação e com certeza merece ser compartilhada.

Ela poderia ter aceitado sua idade e ter apenas vivido como a maioria das idosas vivem com essa idade, no entanto aos 87 anos ela provou que não há limites para sonhar e foi em busca de seus sonhos e hoje é considerada uma inspiração para muitos. Essa guerreira é uma imigrante italiana, Luísa Valencic Ficara, virou notícia em diversos sites depois de se formar em nutrição pelo Centro Universitário Padre Anchieta, em Jundiaí, interior de São Paulo.

ANÚNCIOS

Sua história

A famosa Dona Luísa nasceu na Itália e, durante a Segunda Guerra Mundial, veio para a América do Sul. Ela morou em 3 países do sul-americano, antes de vir para o Brasil, ela vive na cidade de Jundiaí há 40 anos. Após perder o marido e sua irmã, ela sentiu necessidade de fazer algo para ocupar sua cabeça, foi então que decidiu começar o curso de nutrição.

“Não adianta ficar em casa que começam as dores. Dores crônicas, dores de saudade. Ter a casa vazia traz tudo isso.” Desabafou.

O começo

Ela relembra o primeiro dia, quando chegou á sala de aula, todos outros alunos á olhavam com espanto e surpresa, uma atitude até que compreensiva já que não é todo dia que uma senhora resolve cursar uma faculdade.

“Eu me matriculei quando o curso já tinha começado. Quando cheguei na sala a turma ficou meio espantada. Eles devem ter pensado: ‘O que essa velha quer?’. Com o passar do tempo fui vencendo a vergonha, fiz amizade com os professores, mas o 1º ano foi o mais difícil.” Relembrou ela.

As dificuldades

Mesmo sem conhecimento em informatica, em digitação ela não se intimidou e usou os recursos que tinha, Dona Luísa mostrou sua força de vontade e escreveu à mão todo o trabalho de conclusão do curso sobre a cana-de-açúcar no Brasil.

ANÚNCIOS

“O que me maltratou um pouco foi que eu não sabia nada de computação”, explica.

A solidariedade

Com total merecimento de seus esforços, ela teve ajuda de alguns funcionários da faculdade para digitar todo o seu TCC para ser defendido frente à bancada examinadora, e foi um grande sucesso, completando assim um ciclo de sua vida.

A formatura

Linda, confiante com seus cabelos brancos, caminhou até ao palco para pegar seu tão sonhado e merecido diploma, ela foi aplaudida de pé por todos que estavam ali presentes na cerimônia.

“Fui contente por terminar a minha tarefa. Achei que fosse ficar nervosa quando fosse receber o diploma, mas na hora estava bem calma”. Disse ela

Planos para o futuro

Isso já seria o suficiente para muitos; se formar, ter uma profissão, mas não para Dona Luísa, ela busca ainda mais conhecimentos. Além de já escrever poemas, ela também estuda alemão, inglês e francês, agora ela também quer iniciar a pós-graduação.

Surpreendente e inspirador não é mesmo? Que Dona Luísa possa realizar todos seus objetivos e que mais pessoas possam ser alcançadas com essa linda história e veja que nunca é tarde para reescrever sua história e traçar novos caminhos, afinal se ainda estamos vivos não há nada que impeça a realização de um sonho!

 

Sobre o Autor