A ginasta Ana Barbosu se tornou uma das grandes personagens da última Olimpíada, após a disputa de medalha no solo. Barbosu ficou em 5º, após uma série de erros de arbitragem que resultaram no bronze indo para a estadunidense Jodan Chiles.
Barbosu sofreu dedução por um suposto passo fora da área de prova. No entanto, a jovem não pisou fora. Além disso, Chiles passou por um problema ainda maior: a atleta teve a nota de dificuldade computada errada, entrou com recurso fora do prazo aceito mas acabou tendo o recurso aprovado.
Após as provas, a Federação Romena entrou com ação para que as notas fossem corrigidas. Após ter sido constatado que a jovem não pisou fora do tablado, e também que Chiles entrou com recurso fora do prazo, a decisão foi histórica: Chiles perdeu a medalha para Barbosu.
A confusão toda gerou enorme revolta tanto entre familiares das ginastas, quanto no público e até em suas comissões técnicas. Em declaração à imprensa, Barbosu falou sobre a experiência desagradável.
“Recebi a notícia ao lado dos meus pais. Realmente não sabia como reagir. O treinador do meu clube (Steaua Bucaresti) me ligou e perguntou se eu tinha visto. Não sabia do que ele estava falando. Ele me felicitou e foi aí que percebi qual a decisão tomada”, afirmou.
Antes, Barbosu usou as redes sociais para prestar solidariedade à Chiles. A jovem atleta romena destacou que a confusão foi causada por erro dos juízes e que elas, as atletas, não tiveram culpa.