Gilberto Gil concedeu entrevista à revista Veja e falou sobre diversos aspectos de sua vida pessoal. Em determinado momento, o cantor comentou sobre a luta de uma de suas filhas, Preta Gil, contra um câncer diagnosticado no intestino.
O cantor ressaltou a dor para um pai ao ver uma filha tão jovem lutando contra uma doença tão preocupante. Desde a descoberta da enfermidade, Gilberto Gil mantém o contato constante com a herdeira e busca informações sobre a doença e sobre o tratamento.
Além disso, Gilberto Gil ponderou o carinho que Preta Gil recebe durante o tratamento. Segundo ele, a filha está cercada de amor, carinho e apoio dos seus familiares e amigos, dando-lhe as forças necessárias para que obtenha a cura.
Em contrapartida, o câncer diagnosticado em Preta Gil levou Gilberto Gil a novas reflexões sobre a morte. Segundo ele, embora seja o destino de todos os seres humanos, é necessário seguir adiante nas lutas contras as vitórias sobre as doenças.
“Temos de lidar com a ameaça da morte. Tenho dito palavras de resignação em relação àquilo que é inevitável, ao mesmo tempo que buscamos condições para a cura”, refletiu.
Na mesma entrevista, Gilberto Gil comentou sobre a perda do filho Pedro, que faleceu precocemente, aos 19 anos de idade, em um acidente em uma rodovia.
De acordo com o músico, a ferida deixada em seu coração restou cicatrizada, muito embora as lembranças e as saudades do querido familiar serão eternas.