Curiosidades

Esses são alguns dos alimentos que ajudam na regeneração das cartilagens e eliminam a dor nos joelhos

As cartilagens desgastam e esse desgaste provoca dores e dificuldades nos movimentos, como resolver esse problema e como prevenir?

ANÚNCIOS

À medida que envelhecemos, a cartilagem e os tecidos articulares tendem a se desgastar, o que é de tudo normal. Porém, esse desgaste causa dores, e dificuldade de movimento. Infelizmente todos temos que passar por esse processo, porque como bem sabemos, todos vamos envelhecer um dia.

Certamente o leitor está se perguntando, o que eu posso fazer para evitar esse problema? Nosso estilo de vida e nossa dieta desempenham um papel fundamental na prevenção deste tipo de condição. Os alimentos possuem substâncias, vitaminas, minerais e nutrientes que podem evitar esse envelhecimento.\n\nEstudos evidenciaram que uma dieta pobre de aminoácidos, pode comprometer muito o consumo das cartilagens e no futuro, por exemplo, provocar sérios problemas. Os aminoácidos ajudam na absorção do cálcio e estimulam a produção do colágeno, substância super importante para a elasticidade e saúde dos ossos.

A falta de aminoácidos, de cálcio e de colágeno são uma das principais causas dos tecidos danificados. É por isso que é importante realizar uma dieta rica em nutrientes que ajude a regenerar as cartilagens.

Dentro dos aminoácidos, tem um deles que é importantíssimo, e por isso é necessário aumentar seu consumo diário como medida preventiva. Esse aminoácido se chama LISINA, ele é essencial para o organismo, porém, nosso corpo não consegue produzi-lo, o único modo de absorção que temos, é consumir alimentos que sejam ricos em lisina.

Carnes vermelhas, aves, carne de porco, ovos, bacalhau, sardinha, pargo, salmão, iogurte, leite e queijo são particularmente ricos em lisina.

ANÚNCIOS

A lisina também está presente em frutas e legumes, principalmente em manga, pera, damasco, maçã e figo. Até feijão e broto de feijão são particularmente ricos nesse aminoácido.\n\nO denominador comum de muitos distúrbios osteo-articulares é o resultado de processos degenerativos e inflamatórios, como a artrite reumatoide, que pode afetar cartilagens, tendões e ossos e acelerar o processo de degeneração das cartilagens.

Como falamos sempre, a alimentação ocupa um papel muito importante para a saúde do organismo, nela encontramos substâncias, vitaminas, minerais e nutrientes que ajudam de forma natural a prevenir o desgaste das cartilagens. Logo, recomendamos sempre uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, carnes magras, proteínas em geral.

Que o leitor acredite ou não, os alimentos são o melhor remédio que existe, e neles encontramos o apoio e o sustento necessário para as defesas do organismo.

ANÚNCIOS

Para finalizar, adicione esses alimentos na sua dieta, eles são úteis e previnem a degeneração da cartilagem: frutas secas, sementes (gergelim, chia, abóbora), grãos integrais, arroz integral e milho. Sugere-se evitar tomates, berinjelas, batatas e pimentões.

Sobre o Autor