Se você sente uma dor que não passa na região do ombro, é necessário ficar atento e buscar por ajuda médica. Uma boa parte das dores que persistem podem significar problemas ainda mais graves, por este motivo, é necessária uma análise realizada por um profissional da saúde.
Uma dor progressiva no ombro, por exemplo, é um dos principais sintomas de um câncer agressivo, conhecido como tumor de Pancoast.
O tumor de Pancoast se trata de um câncer de pulmão específico, que ocorre na região do topo do órgão. E por conta de seu crescimento, ele vai comprimindo nervos e artérias, o que ocasiona na dor progressiva na região dos ombros.
“Quando o câncer de pulmão aparece ali, ele não tem espaço para crescer a não ser comprimindo outras partes do corpo, o que causa esse tipo de dor, que é bastante típica”, explica o oncologista Murilo Buso.
Ainda segundo o profissional da saúde, as dores são semelhantes a levar um golpe no cotovelo. Também é comum que se apresente uma sensação de formigamento e de calor por todo o local.
Para diagnosticar a doença, é necessário que sejam feitos exames de imagem. Não hesite em procurar um médico e solicitar um exame que possa elucidar o que poderia estar causando as dores persistentes.
Alguns fatores de risco para o desenvolvimento da doença são o tabagismo e alimentação inadequada. É importante ficar atento.