O TikTok é uma popular rede social de compartilhamento de vídeos curtos, que ganhou enorme popularidade em todo o mundo. Lançado em 2016 pela empresa chinesa ByteDance, o TikTok permite que os usuários criem e compartilhem vídeos de até um minuto de duração.
Com sua interface intuitiva e recursos de edição simples, o TikTok atraiu uma enorme quantidade de usuários, especialmente entre os jovens, e se tornou um fenômeno cultural.
Já a ByteDance, empresa que controle o TikTok, é uma gigante da tecnologia com sede em Pequim, na China. Fundada em 2012 por Zhang Yiming, a empresa rapidamente se tornou uma das startups mais valiosas do mundo.
O que muitos não sabem é que, além do TikTok, a ByteDance também é conhecida por outros produtos populares, como o aplicativos de notícias e o serviço de compartilhamento de vídeos curtos Douyin, que é a versão chinesa do TikTok. O aplicativo popular Capcut também é da ByteDance.
Um outro aplicativo que a ByteDance controla é a rede social ‘Helo’. Entretanto, uma recente decisão da empresa acabou pegando muitos usuários de surpresa.
A ByteDance decidiu por encerrar todas as atividades da rede social Helo e demitiu cerca de 50 funcionários que trabalhavam no projeto.
Mesmo o encerramento das atividades estarem programadas para o dia 30 de junho, o aplicativo já foi retirado das plataformas de aplicativos da Google e Apple.
O aplicativo Helo foi criado em 2018 e era usado para compartilhar vídeos, imagens e publicações em texto.