O jornalista Evaristo Costa usou as redes sociais para relatar momento de dificuldade vivido após complicação da doença que porta ” Eu e minha queria doença de crohn”, legendou ele ele uma foto em que aparece já no pronto atendimento.
Ele chegou a confessar aos seguidores respondendo as dúvidas referentes a algumas das consequências dos sintomas, inclui forte diarreia seguida de possibilidade de evacuar sangue e dores no abdome.
Este é um dos sintomas que acompanha a doença. Além disso, os sintomas também podem vir acompanhados de cólicas abdominais, perda de peso, febre, como relatou o famoso e agravamentos mais sérios.
Dentre eles, desnutrição, problemas de absorção nutricional, lesões oculares, deformações intestinais, obstrução do cólon e até mesmo cálculo renal em pacientes diagnosticados.
A procura por ajuda médica deve ser feita após o quadro de diarreia persistir por uma semana seguida de dores abominais mesmo que não haja a presença de sangue nas fezes.
O diagnóstico deve ser feito somente por um médico especializado após o auxilio de exames específicos como endoscopia, colonoscopia e exames de sangue que ajudam detectar anticorpos específicos do quadro de inflamação.
O controle da doença garante ao portador uma vida normal, pois geralmente não possui cura. O paciente se manter saudável garante a ele dias longe de inflamações e infecções provenientes do nível baixo de imunidade. É recomendado uma dieta longe de alimentos ricos em fibra, gordura e excesso de condimentos.