Curiosidades

Disfunção renal e cardíaca: o que são as doenças que atingiram Pelé e que causaram progressão no câncer

Em recente boletim médico, foi dito que Pelé apresentou progressão em seu câncer, além de disfunção renal e cardíaca. O que significa isso?

Nesta última quarta-feira, dia 21 de dezembro, foi divulgado pela unidade de saúde em que Pelé está internado, o Hospital Albert Einstein, localizado em São Paulo, que o ex-atleta teve uma progressão do câncer de cólon e apresentou disfunções renais e cardíacas.

PUBLICIDADE

Diante disso, neste artigo será explicado com mais detalhes o que se trata a disfunção renal e a cardíaca.

O que é a disfunção renal?

É quando os rins perdem a capacidade de filtrar o sangue. Com isso, o sangue fica repleto de impurezas e o organismo não funciona de forma correta.

Quais são os sintomas?

Os sintomas observados são diminuição na quantidade de urina, inchaço na região dos pés, perda do apetite, retenção de líquido, fadiga, confusão mental e náuseas e vômitos.

PUBLICIDADE

Como é o tratamento?

Geralmente, no caso da insuficiência renal aguda, são utilizados medicamentos e recomendação de mudanças na dieta.

O que é a insuficiência cardíaca?

Ocorre quando o coração não está bombeando sangue o suficiente para atender as necessidades do corpo.

Quais são os sintomas?

Os sintomas observados são os seguintes: falta de ar, inchaço, cansaço, dificuldade em dormir, perda de apetite, tosse com muco, confusão e memória prejudicada.

Como é o tratamento?

O tratamento pode ser feito através da TRC (Terapia de Ressincronização Cardíaca). Se trata de um dispositivo implantado no coração. Mudanças no estilo de vida, medicamentos e cirurgias também podem ser recomendadas.

PUBLICIDADE

Sobre o Autor

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.