O corpo do programador Rafael Fernando dos Santos, de 41 anos, que perdeu a vida junto com sua filha de 3 anos, Liz Ibba dos Santos, na queda do avião da Voepass em Vinhedo, São Paulo, foi velado nesta terça-feira (13) em São José, na Grande Florianópolis.
Durante a cerimônia de despedida, uma foto de Rafael e Liz foi colocada sobre o caixão, simbolizando a ligação entre pai e filha mesmo após a tragédia.
A família informou que os corpos chegaram a Santa Catarina na segunda-feira (12) pelo aeroporto de Navegantes, no Litoral Norte, devido ao fechamento do Floripa Airport por 18 horas, causado por danos nos pneus de um avião da Azul Linhas Aéreas durante o pouso.
Mariângela Kretzer Martins, madrinha de Rafael, relatou que muitos amigos e familiares compareceram ao velório para prestar suas últimas homenagens. “O diácono permanente fez uma homenagem muito linda, convocou todos que quisessem para ir até o caixão, colocar a mão, fazer a despedida. Todos foram,” relatou Mariângela.
Acidente:
Rafael havia viajado a Cascavel (PR) para buscar sua filha Liz, que passaria o Dia dos Pais com ele em Florianópolis, onde morava. A viagem de volta incluía uma escala em São Paulo. Os pais de Liz não estavam mais juntos e compartilhavam a guarda da criança.
Segundo Mariângela, Rafael fez o trajeto até Cascavel de ônibus para garantir que voltassem juntos de avião, o que seria a primeira experiência de voo dos dois para a capital de Santa Catarina. “Ele nunca conseguia voo, mas dessa vez deu certo o retorno,” comentou a madrinha, ressaltando a ironia trágica da situação.
A morte de Rafael e Liz comoveu familiares, amigos e a comunidade local, que se reuniu em grande número para a despedida. O acidente aéreo que ceifou suas vidas deixou uma marca profunda em todos que os conheciam, transformando o Dia dos Pais em uma data de luto e lembranças dolorosas.
A tragédia em Vinhedo, que vitimou 62 pessoas, trouxe à tona histórias pessoais e perdas irreparáveis, como a de Rafael e sua filha, que deveriam estar apenas começando a jornada de um final de semana juntos, mas que, infelizmente, teve um fim tão abrupto e trágico.